Campeonato de Portugal de Karting Toyota ainda mais competitivo após Baltar
Artur Loureiro, José Pedro Pinto, Martim Marques, Tomás Gomes, Jesse Doorgeest, Ricardo Ribeiro, Rodrigo Ferreira, Hugo Marreiros e Joaquim Rocha venceram hoje fecho da quarta jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota, disputada no Kartódromo de Baltar, em Paredes, sob a organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria.
O Campeonato de Portugal de Karting Toyota prosseguiu hoje com o segundo dia de competição da quarta jornada dupla e mostrou novos pilotos no lugar mais alto do pódio.
Categoria X30
Um total de 29 pilotos disputaram a prova deste domingo, com a sessão de treinos cronometrados a ser liderada por Henrique Cruz (Kart Republic). Na manga de qualificação, vitória para Jesse Doorgeest (Redspeed), na frente de Diogo Pinto (Charles Leclerc) pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Frederico Peters (Parolin) e Francisco Serôdio (Redspeed) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 18 voltas, Jesse Doorgeest liderou de princípio a fim, tendo a luta pela segunda posição sido bem interessante de seguir, com Henrique Cruz a levar a melhor, tendo Frederico Peters assegurado o terceiro lugar, com João Miguel Oliveira (Tonykart) e Duarte Pinto Coelho (Tonykart) a darem também boa réplica e a encerrarem o top-5.
Entre os pilotos da categoria Master, novo triunfo para Ricardo Ribeiro (Tonykart), com o líder Renato Bolzan (Tonykart) a terminar na segunda posição.
Categoria X30 Super Shifter
Rodrigo Ferreira (Kosmic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados à geral e na Sénior com a marca de 53,274s. Na manga de qualificação, o piloto do Porto venceu, na frente de Hugo Marreiros (Tonykart), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com João Barros (Birel ART) e Miguel Ramos (CRG) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 16 voltas, Rodrigo Ferreira arrancou da pole-position e liderou de princípio a fim, somando mais uma vitória à geral e na Sénior. Hugo Marreiros garantiu a segunda posição e venceu na classe Master, enquanto Miguel Ramos completou o pódio e garantiu a segunda posição na classe Sénior. Rodrigo Lessa (Birel ART) foi quarto classificado à geral e terceiro na Sénior e João Barros fechou o top-5 e foi segundo posicionado na Master. Joaquim Rocha (Birel ART) foi sexto classificado e venceu na Gentleman.
Categoria Júnior
Na Final, disputada em 18 voltas, Tomás Gomes voltou a impor a sua rapidez e chegou à segunda vitória nas Finais do fim de semana em Baltar. Diogo Castro ainda pressionou o piloto bracarense, mas acabou por ser um honroso segundo classificado, com a volta mais rápida em 50,084s, enquanto Santiago Alves (Parolin) mostrou igualmente um bom ritmo e garantiu o terceiro lugar do pódio.
As posições imediatamente a seguir aos lugares do pódio foram discutidas de forma intensa, com Martim Meneses a garantir o quarto lugar, seguindo de Rodrigo Vilaça (Tonykart) que fechou o top-5.
Categoria X30 Mini
João Barros (Parolin) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com a marca de 1m00,800s. O jovem piloto de Paredes venceu depois a manga de qualificação, na frente de Martim Marques (Kart Republic), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Afonso Lopes (Kart Republic) e Tomás Fernandes (Kosmic) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 16 voltas, João Barros arrancou da pole-position e foi alternando o comando com Martim Marques, tendo este assumido a liderança em definitivo à passagem da 14.ª volta, para somar mais uma vitória e ficar muito perto de conquistar o título.
João Barros foi segundo classificado a apenas 54 milésimos de segundo do piloto de Vila Nova de Gaia, enquanto Tomás Fernandes, Gabriela Teixeira (DR) e Jan Rodrigues (Charles Leclerc) fecharam o top-5.
Categoria Cadete 4T
Francisco Correia (Kart Republic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com o tempo de 1m07,064s. Na manga de qualificação, o piloto de Braga também conseguiu bater a concorrência e teve Leonor Rocha (Parolin) a seu lado na primeira linha da grelha para a Final, com João Francisco (Ricciardo) e Vicente Capela (Charles Leclerc) a partirem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 12 voltas, Francisco Correia largou da pole-position e conseguiu manter-se na liderança até à passagem da segunda volta, altura em que João Francisco passou para o comando, tendo, logo a seguir, José Pedro Pinto assumido a primeira posição para não mais a largar até final, conquistando assim a sua primeira vitória esta época e com a volta mais rápida em 58,793s.
João Francisco, que já se tinha mostrado bem mais forte na prova anterior em Portimão (com uma vitória), garantiu o segundo lugar, resistindo às investidas de Leonor Rocha, de Guilherme Morgado (Birerl ART) e de Francisco Correia, que, por esta ordem, fecharam o top-5.
Categoria Iniciação
Na Final, disputada em 5 voltas, Artur loureiro largou da pole-position e aproveitou-a da melhor forma para liderar de princípio a fim, somando a sua quinta vitória esta época. José Diogo Martins, que largou da sexta posição, recuperou quatro lugares e garantiu o lugar intermédio do pódio, com Diogo Baptista a terminar logo a seguir na terceira posição, depois de uma luta intensa com Lourenço Antunes, o quarto classificado.
Luís Fernandes (Parolin) fechou o top-5, na frente de Martin Rodrigues, que rubricou a volta mais rápida em 1m18,047s, enquanto Tiago Caetano (Birel ART) foi sétimo classificado.
A quinta e última jornada dupla do Campeonato de Portugal de Karting Toyota está agendada para os dias 17 e 18 de setembro e será disputada no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, com a organização a cargo da ACDME.