Última prova do CISET 4X4 termina em clima de festa

Pista do Pinhal Novo coloca fim a um "mito" do trial 4x4.

Depois de uma temporada algo diferente do inicialmente planeado, o CISET 4x4 deslocou-se até ao Município de Palmela , mais propriamente à localidade de Pinhal Novo para disputar a derradeira prova do calendário, organizada pela APTE e pelo MX Caramelos, num recinto cujas características se não inéditas no que diz respeito ao Trial 4x4, serão certamente muito raras.

Habitualmente utilizada em provas de motos, a pista da Lagoa da Palha em Pinhal Novo, está implantada num amplo terreno, praticamente plano e na sua maioria composto por areia.  Sem obstáculos naturais evidentes, supor-se-ia que a prova poderia ser não ter o grau de dificuldade e exigência técnica habitual do CISET 4x4, mas quem se deslocou ao local rapidamente pode perceber que a organização tinha preparado um circuito com alguns pontos que eram no mínimo "interessantes".  

Bastante diferente do padrão habitual foi o setor de perícia, habitualmente curto e com obstáculos, desta vez substituído por um prólogo em velocidade num circuito praticamente plano, o qual os pilotos tinham que percorrer por duas vezes para poderem obter a sua classificação.  O setor de resistência, disputado a partir do inicio da tarde, já tinha as características habituais, com um conjunto de obstáculos cujo o nível de dificuldade já exigia trabalho e perícia aos participantes, como o caso do obstáculo "Oberlix" e do obstáculo "Motorin".

CLASSE FUN: TEAM BATATA MOTORSPORT TRIUNFA SEM OPOSIÇÃO.

O Team Batata Motorsport subiu ao posto mais alto do podio da classe FUN na prova do Pinhal Novo depois de uma prova onde praticamente não teve oposição, pois o seu único adversário apenas obteve classificação válida no prólogo.  Assim, a equipa composta por Luis Henriques e Ricardo Pimentel que já tinha sido a mais rápida no prólogo, pode pode disputar o setor de resistência a um ritmo sobretudo de diversão, somando ainda assim 8 voltas ao traçado, mais 7 do que o seu adversário.

CLASSE PROMOÇÃO: TEAM HENRIQUE SANTOS ALUMINIOS VENCE PROVA BASTANTE DISPUTADA

A classe Promoção foi uma das que teve mais luta pelos lugares da frente, com várias equipas a andarem rápido e a terem condições de vencer a corrida.  A dupla Henrique Santos / João Soares foi a que conseguiu levar a melhor sobre as demais, começando a sua caminhada para a vitória logo com um triunfo no prólogo, ainda que quase todos os seus adversários tenham feito tempos muitos próximos. 

Após uma pausa para reabastecer e definir estratégias seguiu-se o setor de resistência, que nas primeiras voltas colocou dificuldades algumas dificuldades inesperadas aos concorrentes, até a partir de meio da prova e com o esperado degradar do terreno, a corrida se foi tornando mais fácil e rápida.  Henrique Santos voltou a ser o melhor neste setor somando 17 voltas, mais uma o Team Evolution composto por Ricardo e Maria Pereira e mais duas que o Team Bichos do Mato de Luis Silva e Carlos Grilo.   

O grande vencedor da classe Promoção foi logicamente o Team Henrique Santos Alumínios, com o Team Evolution a ser segundo classificado, sendo que em terceiro lugar terminou o Team ZiggaWorks que apesar de ter sido quarto no setor de resistência viria a beneficiar do azares sofridos pela equipa liderada por Luis Silva que não pontuou no prologo.

CLASSE PROTO: RECITAL A SOLO DO TEAM NB CAR SERVICE

Já com as classificações em termos de Troféu totalmente definidas, o Team NB Car Service composto por Nuno Brás e Ricardo Lucas ainda assim não diz deixar de marcar presença na prova do Pinhal Novo e porque não, somar ainda mais pontos á sua contabilidade e tornar mais expressiva a sua vitória na Classe Proto na edição de 2022 do CISET 4x4.

Sem adversários diretos em pista, a equipa optou por "olhar para cima" e disputar a prova competindo e também ajudando muita vez as equipas da classe Super Proto, com as quais partilhou pista e obstáculos.   Comparativamente aos "maiores" e caso estivessem a participar na classe Super Proto, o resultado no prólogo da dupla Nuno Brás/Ricardo Lucas apenas daria um modesto 10 lugar entre 12 participantes, no entanto, na prova de resistência teriam ficado "á porta do pódio" conquistando um honroso quarto lugar.

CLASSE SUPER PROTO: DANIEL CUSTÓDIO E RUBEN NORBERTO LEVAM TEAM G&C TRIAL / XS5 À VITÓRIA.

A Classe Super Proto foi a mais participada na prova do Pinhal Novo, com uma dezena de equipas presentes á partida incluindo uma dupla feminina composta por Patrícia Gomes e Ana Marçal, do Team XS5.  Olhando para a lista de inscritos, para os nomes presentes e para as viaturas que trouxeram cedo se percebeu que iria haver muita luta em pista para conquistar a vitória nesta primeira corrida disputada no Município de Palmela.

Daniel Custódio (Team G&C Trial / XS5 ) foi o mais rápido no prólogo, seguido de muito perto por André Matos (Team Base Branca 4x4 II) e Rodrigo Matos (Team Nosso Talho / Base Branca), segundo e terceiro respetivamente.  

A história do setor de resistência viria a ser diferente do simples e rápido prólogo, pois logo á primeira volta todas as equipas ficaram devidamente esclarecidas quanto á dificuldade do traçado, tendo mesmo algumas ficado logo pelo caminho, caso do segundo e terceiro classificados do prologo.   Mesmo assim, e apesar de vários adversários terem ficado fora do caminho Daniel Custódio e Ruben Norberto logo no inicio da resistência, outros assumiram rapidamente o papel de perseguidores e fizeram a dupla do Team G&C Trial / XS5 ter que se aplicar para vencer.  A equipa Eco AGB Park Lad composta por Guido Gomes e Gregório Esteves e a equipa Rafael & Gomes composta por Carlos Gomes e Rafael Gomes moveram uma perseguição dura e intensa ao líder da prova,  terminando ambos com 15 voltas, apenas uma a menos do que o vencedor que somou 16.

No final, Daniel Custódio foi o natural vencedor da prova de encerramento da temporada, enquanto Guido Gomes e Carlos Gomes terminaram subiram ao segundo e terceiro lugar do pódio respetivamente.

Luis Pirralho, Director do CISET 4x4, disse-nos no final da prova que: "Espero que finalmente tenhamos posto um ponto final no mito de que provas de trial não podem ser feitas em terrenos planos.  Aqui não só foi fizemos a prova, como a mesma esteve totalmente á altura dos nossos padrões com muita luta e espetáculo durante o evento, e pensamos nós, proporcionando uma excelente tarde de trial aos pilotos que puderam ter numa só pista obstáculos exigentes e um bastante espaço para poderem disfrutar dos seus carros."  

"Sobre o evento em si, tenho a agradecer ao MX Caramelos, e aos seus parceiros e patrocinadores do evento termos conseguido colocar de pé esta espetacular corrida em tão pouco tempo.  Acho que a prova de um modo geral correu bastante bem, sem incidentes ou acidentes, e que terminamos a época com uma grande corrida.   Agora vamos "sacudir o pó", e começar a já a trabalhar na época de 2023."