CPV Legends, CPV Clássicos e CPV 1300 já deram ‘festival’ no Algarve Classic
» As primeiras corridas do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos e do Campeonato de Portugal de Velocidade 1300 também abrilhantaram o primeiro dia de competição do fim de semana algarvio.
Das três competições promovidas pela Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos (ANPAC) no Algarve Classic Festival, que decorre este fim de semana, no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, nada melhor do que começar o dia com uma corrida de 41 carros no Campeonato Portugal de Velocidade de Legends.
Paulo Sousa vence no CPV Legends e Francisco Gonçalves no Super Challenge
No admirável e vasto pelotão, com diferentes carros de variadas épocas, sobressaiu desde logo e até final o Lotus Elise de Francisco Gonçalves (Super Extra), mas logo a seguir, nas segunda e terceira posições, terminaram Marcos Oliveira com o Westefield e Paulo Sousa no BMW E36 M3, que saiu vitorioso nos L99. Os dois pilotos travaram um duelo muito interessante até à bandeira xadrez, sobretudo depois da saída do ‘safety-car’ – quando faltavam cinco minutos para o final da corrida –, que entrou em pista devido a um problema no Toyota Carina de Arlindo Beça. Seguiu-se o Volvo 850R de Filipe Matias e Rodrigo Macedo e o BMW M3 E36 de Paulo Vieira (2.º nos L99). Já Rui Gonçalves venceu nos Super Turismos com o Honda Civic Type R, enquanto que no Troféu Atomic o triunfo foi para a dupla Francisco Viola e Filipe Barreto.
Nota para o espetáculo dado por André Monteiro (Citroën Saxo VTS), Ricardo Diniz (Honda Civic Type R) e Gonçalo Novo (Peugeot 106 Gti) que por esta ordem, formaram o pódio dos L99-1600. João Luís e o exótico Renault Spider venceram na classe Trophy, José Almeida triunfou nos carros até 2 litros e António Conceição saiu vitorioso nos L90 com o Mercedes 190 2.3 16v.
Vitória de Joaquim Jorge no CPV Clássicos
No Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, a Corrida 1 foi literalmente emotiva até à bandeira xadrez. Tal como na qualificação, João Macedo e Silva impôs o seu Porsche 911 RSR, quer desde o início da contenda quer depois da saída do ‘safety-car’, que teve de ‘intervir’ devido a um incidente com o Ford Escort RS 1600 de Rui Costa. Nos restantes 13 minutos de corrida, a supremacia do piloto Porto passou a ser cada vez mais evidente, pelo que as atenções passaram a estar centradas no duelo entre Joaquim Jorge (Ford Escort RS 1600) e Carlos Vieira (Ford Escort MK1), que lutavam pelo segundo lugar. Contudo, a poucos metros da linha de meta, o Porsche 911 RSR de João Macedo e Silva pura e simplesmente desligou e o desfecho não poderia ter sido mais inglório para o portuense que, ainda assim, viu restar-lhe um lento andamento no carro alemão para ainda ver a bandeira na terceira posição. Assim, foi Joaquim Jorge quem conquistou o lugar mais alto do pódio e Carlos Vieira terminou a escassos 0,081s na segunda posição, vencendo no Grupo 5. Vitória para José Nogueira (Ford Escort MK1) nos H81 e triunfo para Ricardo Pereira (Ford Escord RS 2000) no Grupo 1.
José Fafiães triunfa no CPV 1300
No Campeonato de Portugal de Velocidade 1300, as voltas iniciais foram bastante intensas com cinco pilotos a tentarem alcançar a liderança. Luís Alegria com o seu Datsun 1200 e Paulo Mendes com o seu Citroën AX Sport foram os primeiros protagonistas, ao alternarem o comando entre si, mas a partir da quinta volta foi José Fafiães quem impôs, em definitivo, o seu Datsun 1200, fazendo uma excelente corrida, já que no início da corrida um percalço fez com que perdesse o contacto com o grupo da frente, ao cair para a quarta posição.
A duas voltas para o final, Paulo Mendes teve problemas no seu carro e foi forçado a abandonar, pelo que a vitória nos Legends ficou na posse de Joel Reis, que também alinha com um Citroën AX Sport.
Pedro Teixeira e Tiago Silva, ambos com um Fiat Punto 85, travaram na parte inicial da corrida uma luta interessante de seguir, mas o primeiro acabou por levar a melhor e venceu no Desafio ANPAC.
As emoções das competições da ANPAC regressam amanhã, domingo, com a disputa das Corridas 2, a começar pelos Legends (09h00-09h25), seguindo-se os Clássicos (14h55-15h20) e, por fim, os 1300 (15h35-16h00).