Maria Germano Vence Open de Portugal de Karting

A jovem de Guimarães começa a temporada nacional de karting da melhor forma, vencendo e convencendo na categoria Cadetes. Durante todo o fim de semana, Maria Germano conseguiu o pleno, a pole position, a vitória nas duas mangas de qualificação e na Final, não dando quaisquer chances aos seus adversários.

Maria Germano teve o fim de semana perfeito na sua primeira competição do ano no nosso país, o Open de Portugal de Karting, prova que sob a égide da FPAK e organização a cargo da ACDME, decorreu no passado fim de semana no Kartódromo Internacional do Oeste, no Bombarral.

Inserida na estrutura nacional da Praga, a piloto de Guimarães, apoiada pela SPAR, começou a destacar-se entre os 16 pilotos da categoria Cadetes, ao assegurar a pole position nos treinos cronometrados da manhã de sábado. A vimaranense garantiu a pole com uma volta em 54.404 segundos, deixando o seu mais direto adversário a 0.109 segundos.

À tarde, Maria Germano saiu à frente na primeira manga de qualificação e assim se manteve até à penúltima volta, quando foi superada por um adversário e passou para o segundo lugar. Determinada, a jovem de oito anos recuperou a liderança na última volta e venceu, com 0.301 segundos de vantagem.

No Domingo, tornou a vencer, desta feita a segunda manga de qualificação. A vimaranense liderou do princípio ao fim, não dando quaisquer chances aos seus adversários. A vantagem para o segundo lugar ficou registada no final em 0.159 segundos.

Na tarde de Domingo, na Final decisiva, Maria Germano tornou a sair na primeira posição, para liderar toda a corrida e vencer de forma categórica no Open de Portugal. O seu domínio em toda a prova foi notável, numa categoria que foi a mais participada do fim de semana no Bombarral, com 16 participantes, três deles mulheres. A piloto de Guimarães esteve intratável em pista, sendo líder em 29 das 31 voltas disputadas nas duas mangas de qualificação e Final, um feito notável.

“Foi difícil, pois o meu adversário da 1ª manga e da Final estava-me sempre a empurrar e muitas vezes a tentar-me passar”, disse Maria Germano. “No início, quando ele e eu fugimos dos outros, ele continuou a atacar a minha posição, mas consegui sempre defender-me bem. Ele na primeira manga ainda me passou a duas voltas do fim, mas eu fui para cima e superei-o para vencer. Na Final foi tudo bem e venci também.” Sobre um ano carregado de corridas a nível nacional e internacional, Maria Germano disse, “Esta corrida deixa-me otimista para a temporada em Portugal. Acho que em Espanha e a nível internacional em geral, o ano vai ser duro, mas vou dar o meu melhor.”