Lourenço Marques supera expectativas na estreia como Júnior

Com apenas 11 anos de idade, Lourenço Marques estreou-se na exigente categoria Júnior do Campeonato de Portugal de Karting, cuja prova de abertura foi disputada no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral. O jovem piloto de Leiria adaptou-se rapidamente a uma nova realidade e ficou muito próximo de um lugar no pódio.

Após ter sido uma das grandes figuras da categoria Juvenil em 2018, pois concluiu o Campeonato, a Taça e Open de Portugal nos lugares do pódio, Lourenço Marques optou por fazer a transição para a Júnior esta época.
Na primeira jornada do Campeonato de Portugal de Karting, disputada este fim de semana, o jovem leiriense demonstrou uma rápida adaptação ao novo chassis, bastante maior do que estava habituado.
Num competitivo pelotão de 15 concorrentes, Lourenço Marques rubricou o 6.º melhor tempo nos treinos cronometrados, para depois terminar a primeira manga de qualificação no 11.º lugar, fruto de uma penalização do Colégio de Comissários Desportivos. Na segunda manga, o piloto de Leiria viria a recuperar desde o 11.º lugar até 3.º, vindo, no entanto, a descer ao 6.º posto, depois de ter sido penalizado por danos na carenagem frontal do seu kart, sofridos já depois da corrida ter acabado.

Assim, Lourenço Marques largou na Final do 10.º lugar, mas não baixou os braços e voltou a fazer uma corrida de excelente nível, terminando a um lugar do pódio, na 4.ª posição. Resultado muito positivo que abre boas perspetivas para uma época em que Lourenço Marques também vai disputar o Campeonato de Espanha de Karting – o mais competitivo do mundo. “De uma formal geral, fiquei contente com esta primeira corrida na Júnior porque nunca é fácil passar da Juvenil para esta categoria e nós fizemos apenas dois testes antes da prova”, afirmou Lourenço Marques. “Penso que os meus tempos ao longo do fim de semana mostram uma adaptação muito rápida e só tenho que evitar certas situações de corrida, algo que que vai surgir quando estiver totalmente adaptado a este kart, que é muito maior. A minha equipa, Cabo Júnior Team, esteve excecional e o chassis Kart Republic também é muito bom, por isso esta prova foi uma boa aprendizagem para esta temporada. Agora vamos preparar a primeira corrida do Campeonato de Espanha, que deverá ter mais de 40 pilotos na minha categoria e será outro grande desafio”, referiu o piloto leiriense.

A primeira prova do Campeonato de Espanha de Karting disputa-se já no próximo fim de semana, no circuito de Alcañiz, integrado no moderno complexo Motorland Aragón.