Nuno Matos vence Baja TT do Pinhal e lidera campeonato

Nuno Matos está na frente do Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno ao obter um grande triunfo na Baja TT do Pinhal. A prova, primeira do ano, marcou o regresso à competição a tempo inteiro do campeão nacional de 2016 e a estreia de um novo carro, o FIAT Fullback Proto.

Num campeonato apelidado como o melhor do mundo, com um plantel de grandes pilotos e máquinas, o desafio era grande, para mais ao volante de um novo carro e com motorização a gasolina, bastante diferente daquilo a que está habituado, requerendo uma necessária adaptação.

Antes da jornada beirã, Nuno Matos realizou um curto teste, de apenas 100 km, para um primeiro contacto com o FIAT Fullback Proto. Mas à chegada à prova o piloto mostrou desde início que estava no ritmo dos mais rápidos ao carimbar um fantástico terceiro lugar no prólogo. Uma velocidade comprovada nos 112,90 quilómetros do primeiro setor seletivo de ontem, ao superar em andamento os seus adversários e vencer o SS1, assumindo a liderança da Baja TT do Pinhal e carimbando o primeiro ponto para o campeonato.

Estamos na frente e por isso naturalmente muito felizes. Entrámos claramente com o pé direito com este novo projeto”, frisava o piloto, que lembrava: “Sabemos que ainda nada está ganho e quando faltam 280 quilómetros de prova tudo pode acontecer, mas espero amanhã acabar na mesma posição que terminámos hoje.”

Um adágio cumprido na perfeição. Hoje o dia começou com a vitória nos 172,43 quilómetros do segundo setor seletivo. “Estamos na frente, com uma boa vantagem que sabemos que não espelha a diferença de andamentos. A concorrência está forte, mas ao contrário de alguns dos nossos adversários, temos feito uma prova isentos de problemas. O nosso carro está a portar-se muito bem. Agora o objetivo é focar-me na parte da tarde, é preciso manter a concentração, porque é muito fácil um pequeno erro deitar tudo a perder.

O derradeiro setor da prova, o SS3, acabou por ser encurtado para 38,17 quilómetros, devido a um incêndio que afetou a região. Aí Nuno Matos, navegado por Pedro Marcão, dada a vantagem de cerca de 15 minutos para o segundo classificado, levantou naturalmente o pé, de forma a evitar quaisquer dissabores. Fez o quarto tempo, que lhe permitiu confirmar um regresso de sonho à competição, com a vitória na Baja TT do Pinhal e respetiva liderança no campeonato. “Tenho que confessar que não estava à espera, é um sentimento inexplicável. Voltar a um campeonato tão competitivo como o nosso, a estrear um novo carro, e sair daqui com uma vitória deixa-nos muito felizes. Melhor era impossível. É sem dúvida a melhor forma de agradecer a todos os que nos têm apoiado ao longo do anos, amigos, patrocinadores, adeptos, obrigado a todos. Queria deixar também uma palavra especial para toda a minha equipa, foram incansáveis e este resultado só é possível graças a eles.

Um grande resultado do campeão de 2016, que lidera a competição. Porém, o piloto está ciente que a época é longa e tudo pode acontecer: “De facto, não esperava este ótimo resultado, que nos coloca na frente da competição. Ainda assim, há muitas provas e quilómetros pela frente, por isso o objetivo continua a ser evoluir, prova a prova, e se o final puder ser sempre como o de hoje, melhor”, brincou o piloto, que acrescenta: “O campeonato é sempre algo para que todos olhamos, como é natural, e é obviamente melhor começar na frente, mas temos a consciência que há um longo caminho a percorrer, por isso, agora o importante é pensar na próxima prova, a Baja de Loulé.

O evento algarvio, de 12 a 14 de abril, é o próximo desafio de Nuno Matos e Pedro Marcão, dupla que ao volante do FIAT Fullback Proto lidera o Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.