Pilotos da Norma Racing Com Sortes Distintas no Bombarral

Muito positivo é o resultado do passado fim de semana da Norma Racing na primeira etapa do Campeonato de Portugal de Karting KIA, disputada no Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral. Com dois participantes, distribuidos pelas categorias Júnior e X30 e ainda apoio técnico a um piloto da Juvenis, o resultado final obtido em pista é motivador para o restante da temporada.

Na categoria X30, o espanhol Álvaro Garcia saiu do Bombarral com um fantástico terceiro lugar, obtido na Final em que o piloto esteve brilhante, ganhando posições de forma convincente na corrida para a qual partiu do 7º posto. A prestação de Garcia foi crescendo durante o fim de semana. O piloto do país vizinho foi-se adaptando à competição durante todo o dia de sexta feira e no sábado garantiu o 13º tempo dos treinos cronometrados. A sua melhor volta (47”012s), deixava-o a 0”504s da pole position, numa categoria que trouxe ao Bombarral 17 participantes.

Nas mangas de qualificação, Álvaro Garcia começou por ser 8º na primeira, 'galgando' cinco posições na corrida. No Domingo de manhã, assegurou o 6º posto na segunda manga de qualificação, que lhe garantiu um lugar na 4ª linha da grelha de partida da Final (7º). Na corrida decisiva, foi muito forte, chegando ao pódio.

Na Categoria Júnior, Pedro Perino foi 7º nos treinos cronometrados, registando 48”314s na sua melhor volta, a 0”335s da pole position. Numa categoria muito competitiva e que no Bombarral contava com 15 participantes, Pedro Perino não foi feliz na primeira manga de qualificação, acabando por se envolver num toque. Retomou a corrida mas, atrasado e na perspetiva de desgastar desnecessariamente os pneus, acabou por abandonar à 10ª de 15 voltas. No Domingo, partiu de último para a segunda manga de qualificação e encetou uma boa recuperação que o levou a concluir nos cinco primeiros. No entanto, uma penalização por carenagem frontal danificada acabou por colocar o piloto de Oeiras no 7º posto. A soma das duas mangas determinou que sairia de 12º na Final. Motivado e em busca do 'prejuízo', Pedro Perino fez uma belíssima corrida na Final e soube progredir num pelotão recheado de muito talento, para concluir a prova no 7º lugar.

“A prova do campeonato de Portugal no Bombarral foi muito positiva para a Norma Racing”, disse Nuno Martins, responsável máximo da Norma Racing. “O nosso piloto da Júnior, Pedro Perino, esteve muito bem em pista, tanto nos testes privados de sexta feira como nos treinos livres oficiais de sábado de manhã, preparando muito bem o Tonykart de Júnior. Nos treinos cronometrados não se conseguiu extrair o máximo de performance do kart e o Pedro fez o 7º tempo, quando o nosso objetivo era figurar nos três primeiros. Esse resultado acabou por condicionar a 1ª manga de qualificação em que um toque acabou por o atrasar e depois levar ao abandono. Na 2ª manga, o Pedro Perino esteve muito bem, mas devido a um toque em que acabou por estar envolvido viu-se confrontado com uma penalização de carenagem danificada. A organização agora ao mínimo toque penaliza e acho que na situação específica houve algum exagero.”

Sobre a prestação do espanhol Álvaro Garcia, o responsável da Norma Racing disse, “Fez um magnífico 3º lugar e convém referir que desde novembro do ano passado, o Álvaro não tinha tornado a andar num kart. Esteve quatro meses parado e tornou a andar na sexta-feira, quando rodámos motores. Sexta-feira e sábado estava rápido, mas um pouco cansado e nos treinos cronometrados não conseguiu melhor que o 13º tempo, muito também porque nunca conseguiu uma volta limpa. Nas mangas de qualificação foi subindo gradualmente e esteve magnífico na Final, trazendo um pódio. Não quero deixar de referir também a prestação do João Miguel Oliveira (Juvenis), que recebe o nosso suporte técnico embora não faça parte da equipa. O piloto teve problemas de motor na sexta-feira e sábado estreou um novo motor. Com os problemas resolvidos teve uma prestação muito boa no fim de semana, da qual destaco o 2º lugar na Final da categoria, no Domingo.”