Zdenek Chovanec vai estrear-se no Campeonato de Portugal X30 Sénior

Depois de correr pela primeira vez no nosso país na exigente categoria X30 Sénior, no Open de Portugal de Karting, disputado há duas semanas, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, Zdenek Chovanec vai estrear-se, este fim de semana, no Campeonato de Portugal – constituído por cinco provas –, precisamente na pista do Bombarral. A concorrência é vasta e forte, mas o piloto do Cabo do Mundo Kart Team deixou indicações bastante positivas na competição que abriu a época em Portugal, pelo que pode ambicionar obter bons resultados.

O facto de ter rubricado a 5.ª melhor marca nos treinos cronometrados e de na 1.ª manga de qualificação ter cruzado a meta no 3.º lugar – com a 2.ª volta mais rápida – no Open de Portugal, tendo depois concluído a competição no 6.º lugar, devido a um problema técnico que o obrigou a envolver-se num incidente, são indicadores de que Zdenek Chovanec, apesar de ser um estreante na categoria X30 Sénior, com apenas 14 anos de idade, pode ser um dos protagonistas do Campeonato de Portugal de Karting.

Nascido em Puerto La Cruz, na Venezuela, onde viveu até aos 5 anos de idade, tendo depois atravessado o Atlântico até à cidade checa de Praga onde permaneceu até 2017, na época transata passou a ser um dos pilotos do Cabo do Mundo Kart Team, equipa sedeada em Matosinhos, através da qual cumpriu a sua primeira temporada oficial de Karting, então na classe Júnior. “Este vai ser o meu segundo ano de competição e numa nova categoria, a X30 Sénior, que tem pilotos muito fortes e experientes. Contudo, com o trabalho da minha equipa e do meu mecânico Arlindo Florêncio, espero rodar nos lugares da frente e somar o máximo de pontos possíveis para terminar no top-5. Este é o objetivo inicial, mas depois vamos definindo outros ao longo da época, pois o mais importante agora é adaptar-me a uma nova categoria”, comentou Zdenek Chovanec, piloto patrocinado pela CorePlus, Alwaysonroud, Fafstone e apoiado pela Skywalker Young Guns Program, do português Tiago Monteiro, ex-piloto de Fórmula 1.

Amanhã, dia 8 de março, Zdenek Chovanec estará na pista da região oeste para realizar várias sessões de treinos livres não oficiais, enquanto no sábado, dia 9 de março, depois de três sessões de treinos livres oficiais de manhã, quando forem 15h00 o piloto do Cabo do Mundo Kart Team alinhará na sessão única de 10 minutos de treinos cronometrados que ditará a grelha de partida para a primeira manga de qualificação marcada para as 16h30. No domingo, dia 10 de março, Zdenek Chovanec vai disputar a segunda manga de qualificação que está agendada para as 11h50, enquanto a Final realizar-se-á a partir das 15h00, estando a cerimónia de entrega de prémios marcada para as 16h00.