Luís Alves reforça comando no Campeonato de Portugal de Karting

Líder da competitiva categoria Júnior após vitória na jornada inaugural, realizada no Bombarral, Luís Alves aumentou o seu avanço pontual na segunda prova do Campeonato de Portugal de Karting, disputada este fim de semana, no Kartódromo de Fátima. O promissor piloto vimaranense, de apenas 13 anos, terminou as duas mangas de qualificação nos lugares do pódio, mas na Final foi relegado para o quarto posto devido a uma penalização. Ainda assim, é mais líder no campeonato.

Campeão nacional na categoria Cadete (2015) e bicampeão nacional Juvenil (2016 e 2017), Luís Alves persegue em 2019 o seu quarto título no Campeonato de Portugal de Karting, desta feita na sempre exigente categoria Júnior. Vitorioso no arranque da temporada, no Bombarral, o jovem piloto de Guimarães chegou ao Kartódromo de Fátima determinado a lutar pelos primeiros lugares. Num fim de semana marcado pela instabilidade climatérica, com alternância entre períodos de chuva e piso seco, Luís Alves começou por ser o sexto mais rápido nos treinos cronometrados, no sábado, para depois se mostrar ainda mais forte na primeira manga de qualificação, que concluiu no segundo lugar, a apenas 0,4s da vitória.

No domingo, obteve o terceiro lugar na derradeira manga de qualificação, mais uma vez a curta distância do vencedor, largando para a corrida decisiva da segunda linha da grelha. Poucos minutos antes da Final, o aparecimento da chuva dificultou a tarefa dos pilotos, que tiveram de correr com pneus para piso seco no asfalto molhado, obrigando Luís Alves a especiais cuidados para se manter nos primeiros lugares. À medida que a pista foi secando, Luís Alves foi ficando cada vez mais rápido e passou para o terceiro lugar com uma ultrapassagem na última curva da corrida, sendo, no entanto, relegado para o quarto posto final, devido a uma penalização por saída parcial dos corredores no momento da partida.

“Foi um fim de semana muito complicado para toda a gente e onde a nossa prioridade era não perder pontos para os adversários diretos na luta pelo título. Isso foi conseguido quase em pleno, pois a vantagem para o segundo classificado aumentou. Podíamos perfeitamente ter terminado no pódio, mas os campeonatos também se ganham com resultados destes, onde acumulámos pontos importantes em condições difíceis”, sublinhou Luís Alves, piloto patrocinado pela DIPE, DL Cozinhas, Raiz Carisma e que defende as cores do Vitória Sport Club.

Líder no CPK, Luís Alves vai agora disputar a segunda prova do Campeonato de Espanha de Karting (CEK), na pista de Recas (Madrid), entre os dias 26 e 28 de abril.