Mariano Pires maximiza potencial
Mariano Pires teve um primeiro dia positivo da ronda do Autódromo do Estoril do Campeonato de Portugal de Velocidade, conquistando um pódio na primeira Corrida de Qualificação.
O jovem de Ponte de Lima chegou ao histórico circuito luso determinado em obter bons resultados, depois de no Algarve ter sido um dos pilotos mais rápidos em pista, e mostrou os seus intentos ao assegurar o segundo posto na qualificação.
Mariano Pires realizou uma volta notável, o que lhe permitiu ficar entre os dois carros mais performantes da grelha de partida, que continuam a ter uma vantagem assinalável, apesar do novo BoP.
A primeira Corrida de Qualificação realizou-se da parte da tarde, sob um intenso calor, e no arranque, acabou por perder um lugar devido à confusão criada pelo “leading-car”, que se revelou demasiado lento.
Apesar de toda a pressão que infligiu ao seu oponente que rodava no segundo posto, chegando a discutir a travagem na Curva 1 por duas vezes, este defendeu-se bem, tendo Mariano Pires terminado, ainda assim, no terceiro lugar, o que lhe permitiu voltar a subir ao pódio. “Na qualificação fiz uma volta muito boa e fiquei no segundo posto. A pole-position era inalcançável, dado que apesar do BoP actualizado para este fim-de-semana, existe ainda uma grande diferença entre o nosso carro, o Porsche 991 GT3 Cup 3.8, e o 991 GT3 Cup 4.0. Ainda assim, consegui bater um destes carros. O arranque foi muito confuso e perdi uma posição. Tentei atacar e recuperar, mas o Paulo (Pinheiro) defendeu-se muito bem e a meio da corrida acabei por levantar o pé, dado que não valia a pena estar a pressionar e a arriscar. Acabou por ser um bom resultado”, afirmou o jovem de Ponte de Lima.
Amanhã disputa-se a segunda Corrida de Qualificação, para a qual Rodrigo Almeida, o colega de equipa do limiano, arrancará de quarto, e a Corrida Principal, esperando os pilotos do Porsche 991 GT3 Cup 3.8 da Parkalgar Racing voltar a estar na luta pelos pódios. “Amanhã vamos dar o máximo! Sabemos que em circunstâncias normais não podemos alcançar o triunfo, devido à diferença de material que existe, que não é suprida pelo BoP, mas vamos lutar por um lugar no pódio e aproveitar que qualquer oportunidade que surja para podermos subir ao degrau mais alto do pódio”, concluiu Mariano Pires.
A 2ª Corrida de Qualificação disputa-se às 11h00, tendo a duração de vinte minutos, ao passo que a Corrida Principal terá luz verde às 16h20 e terá a extensão de quarenta minutos com troca de pilotos a meio. Ambas as provas poderão ser seguidas em directo na Sport TV5.