CITROËN VODAFONE TEAM NO AZORES RALLYE 2022: TUDO A POSTOS PARA O SEGUNDO CONFRONTO DO ANO

Depois dos demolidores pisos de terra num Rally Serras de Fafe corrido sob inclementes condições atmosféricas, o Citroën Vodafone Team tem agora, pela frente, um segundo duro teste, desta feita nos palcos do Azores Rallye 2022, segunda prova simultaneamente pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e para o Campeonato da Europa de Ralis (FIA ERC). Ao contrário da jornada anterior, em que para o CPR apenas contou a etapa inicial – a dupla José Pedro Fontes / Inês Pontes alcançou o 4ª lugar entre os seus pares nacionais, completando, depois, o rali na íntegra, obtendo um 8º lugar absoluto e um 3º entre as equipas nacionais – desta feita o rali insular conta como um todo para as pontuações do nosso campeonato principal de ralis, organizado pela FPAK.

Para o efeito, para a 56ª edição do mais conceituado dos ralis açorianos, o Grupo Desportivo Comercial desenhou um percurso dividido por três dias (25, 26 e 27 de março), o primeiro reservado aos preparativos e os dois últimos a acumular uma quilometragem de 587,60 km, dos quais 205,12 km referentes às 14 Especiais (duplas passagens por sete troços), praticamente o dobro da quilometragem cronometrada daquele que foi o primeiro rali da presente época do CPR.

José Pedro Fontes regressa ao Azores Rallye quatro anos após a sua última visita. “Sempre defendi que as principais provas portuguesas deviam estar no CPR, pelo que é com agrado que vejo a prova do GDC reintegrada no nosso campeonato principal. É um rali de que gosto bastante, com classificativas lindíssimas, pelo que estou muito contente por voltar a esta ilha. Desde 2018 que não corro neste rali, uma prova tradicionalmente muito difícil e em que a concorrência é sempre muito grande, composta não só pelas equipas com quem discuto o campeonato, como pelos piloto locais, perfeitos conhecedores do terreno, e pelos muitos estrangeiros que nos visitam e que, este ano, voltam a estar na luta pelo título europeu.”

Quanto a objetivos, o piloto do Porto acrescenta: “Toda a estrutura do Citroën Vodafone Team quer levar o nosso C3 Rally2 até a um lugar no pódio em termos de CPR, objetivo que poderemos redefinir à medida que a prova decorra. Antes de mais será necessário usar a cabeça para somar o máximo de pontos para o CPR. É um rali longo e que se vai correr sob condições climatéricas difíceis e, decerto, com muitas rasteiras, obrigando a que tenhamos as melhores notas de andamento possíveis, um processo que eu e a Inês Ponte temos vindo a alinhavar, nos preparativos para o rali. Recordo que a Inês fez comigo esta prova em 2016, onde alcançámos um 3º lugar do CPR e um 8º à geral. Naturalmente que queremos fazer melhor nesta edição.

Para além do envolvimento direto da Citroën e da Vodafone, como patrocinador principal, mantêm-se como parceiros deste projeto de ralis as marcas ExpressGlass, Pirelli e Quartz. Em termos de preparação, o C3 Rally2 conta com o know-how especializado dos técnicos da Sports & You.

 

O 56º AZORES RALLYE EM RESUMO*

Segunda prova do CPR 2022, o 56º Azores Rallye é também pontuável para o FIA ERC, contando em ambos a totalidade do percurso desenhado pelo Grupo Desportivo Comercial. Dividida por três dias, a primeira das provas insulares do CPR corre-se de sexta-feira a domingo (25 a 27 de março), compondo-se por 2 Etapas, 14 Especiais (sete classificativas, corridas por duas vezes) que representam 205,12 km cronometrados, num percurso total de 587,60 km.

Com quartel gereral montado no Pavilhão do Mar, na Av. Infante D. Henrique, no centro de Ponta Delgada, a secção pré-competitiva deste rali decorre na sexta-feira com os Treinos Livres (13h00), a Qualifying Stage (15h18) – que permitirá definir a ordem de partidae o Shakedown (17h00), tudo tendo como palco o troço de Lagoa Stage (4,37 km).

O rali estará na estrada a partir das 07h30 de sábado, para uma 1ª Etapa com uma dupla passagem por Coroa da Mata (11,40 km; 08h18 e 13h41), Graminhais (24,03 km; 09h06 e 14h29) e Tronqueira (21,99 km; 10h03 e 15h26), terminando-se o dia no pequeno troço Grupo Marques (4,10 km; 17h06). A dividir as duas secções haverá um Reagrupamento (11h43/12h23) e uma visita ao Parque de Assistência (12h23/12h53), ambos em Ponta Delgada. Os concorrentes passam, no final do dia, por uma Zona Técnica (17h41/17h51) e pelo Parque de Assistência (17h51/18h36), antecedendo a entrada em Parque Fechado (18h44).

A 2ª Etapa (domingo) tem início às 08h00 para uma ronda dupla pelos troços de Ribeira Grande (9,57 km; abre a contenda às 09h08 e a fecha-a às 16h08, aqui como Power Stage), Feteiras (7,46 km; 10h01 e 13h36) e Sete Cidades (24,01 km; 10h28 e 14h03), a que se soma nova passagem pelo troço Grupo Marques (4,10 km; 11h23). As consagrações finais terão lugar a partir das 18h00, com a cerimónia de pódio e entrega de prémios, a realizar na Praça Gonçalo Velho, junto às Portas da Cidade de Ponta Delgada.

* Notas: Horas locais, menos uma hora do que em Portugal Continental e Região Autónoma da Madeira; Horas referenciais para o primeiro carro na estrada.

 

O C3 RALLY2 DO CITROËN VODAFONE TEAM

Homologado na categoria “Rally2”, o C3 Rally2 do Citroën Vodafone Team integra todas as evoluções técnicas e de set-up disponibilizadas pela Citroën Racing, no âmbito do seu programa de ralis direcionado para estruturas privadas, soluções que têm sido extensivamente testadas, em condições reais, para enfrentar os desafios das diferentes oito provas do CPR 2022, uma vez mais assente num perfeito equilíbrio entre pisos de terra e asfalto.

Principais Características Técnicas

Chassis: Coque reforçada por um arco de segurança multiponto, soldado

Motor: Citroën Racing de 1.6 litros Turbo de injeção direta – Restritor FIA de 32 mm.

Potência máxima: 282 cv às 5 000 rpm.

Binário máximo: 420 Nm às 4 000 rpm.

Caixa de velocidades: Sadev, sequencial de 5 velocidades + marcha-atrás, comando manual.

Diferenciais: à frente e atrás, mecânicos autoblocantes.

Travões dianteiros / traseiros: Discos ventilados, 355 mm (asfalto) e 300 mm (terra), pinças Alcon de 4 pistões.

Travão de mão: Comando hidráulico.

Suspensões: Tipo McPherson.

Amortecedores: Reiger, reguláveis de 2 vias (compressão a baixa e alta velocidade, batente).

Comprimento x Largura: 3 996 mm x 1 820 mm.

Distância entre eixos: 2 567 mm.

Vias: 1 618 mm (dianteira e traseiro).

Reservatório de combustível: 81 litros.

Pesos: 1.230 kg mínimo (regulamentar) / 1.390 kg com equipa a bordo (regulamentar).

 

AS 8 PROVAS DO CPR 2022

O Campeonato de Portugal de Ralis volta, este ano, a dividir-se entre quatro jornadas de terra e quatro em asfalto, prolongando-se entre meados de março e a primeira quinzena de outubro. Integra várias provas de cariz internacional, nomeadamente o Vodafone Rally de Portugal, prova do Campeonato do Mundo de Ralis (WRC) e que partilha o mesmo patrocinador com a equipa oficial Citroën Vodafone Team, o Rallye Serras de Fafe e o Azores Rally, ambos pontuáveis para o Campeonato da Europa de Ralis.