Rita Matos com estreia muito positiva na Rampa Porca de Murça

Foco e inteligência na abordagem à sua prova de estreia absoluta, transformaram o fim-de-semana da rampa Porca de Murça numa jornada muito positiva para a piloto do Fiat Uno 45s.

 

Num fim-de-semana de grandes emoções, a piloto de Paços de Ferreira revelou uma enorme capacidade de concentração e de serenidade, que foram a base para a exibição sólida, sem erros que ostentou ao longo das sete subidas do programa competitivo da Rampa Porca de Murça 2022.

Integrada no bom plantel do novo Campeonato de Portugal de Montanha 1300 JC Group, Rita Matos foi “tomando o pulso ao carro, à equipa e ao ambiente. Confesso que a primeira vez que coloquei o capacete e me preparei para arrancar, senti uma enorme emoção. Mas, concentrei-me e foquei em guiar o melhor possível, sempre tendo como ordem mental não cometer erros nem exageros, sabendo bem que de mim era exigido apenas aprender e evoluir”.

Se bem o pensou, melhor o fez. A pacense conseguiu ao longo do fim-de-semana retirar 14,3 segundos (!) ao seu tempo da subida inaugural, estabelecendo como melhor marca 3:15.946, na segunda subida de prova, disputada ao início da tarde de domingo.

A façanha ganha importância quando pensamos que o traçado tinha menos de 5 quilómetros, o que dá um ganho evolutivo de cerca de 3 segundos por quilómetro.

No fecho, levou ainda para casa os primeiros pontos no CPM1300 JC Group, ao terminar na 9ª posição.

A façanha deixou Rita Matos “muito contente. Significa muito para mim perceber que posso melhor e que este sonho que tinha tem possibilidades de se concretizar com sucesso”.

Sente-se “muito motivada e não vejo hora de começar a próxima prova!”, aproveitando para agradecer “ao Celso e à minha família, pelo apoio, à MNE Sport pelo excelente carro que me colocou nas mãos e aos meus patrocinadores”.

O CPM JC Group terá a sua segunda prova da época nos dias 2 e 3 de abril. Será a Rampa da Penha Paisagem Protegida, em Guimarães, organizada pelo Demoporto.