JOSÉ PEDRO FONTES QUER LUTAR POR UM LUGAR NO PÓDIO

O Rali Terras d’Aboboreira é a terceira prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) e, também, para o Troféu Europeu de Ralis (ERT) e para o Troféu Ibérico de Ralis (ERT IRT), e vai para a estrada nos próximos dias 15 e 16 de abril. Após o Rally Serras de Fafe e o Azores Rally disputados sob inclementes condições atmosféricas, o Citroën Vodafone Team tem agora, pela frente, um terceiro teste que deverá ser disputado com condições atmosféricas mais favoráveis.

Se, no Rally de Serras de Fafe, a dupla José Pedro Fontes / Inês Ponte alcançou o 4ª lugar entre os seus pares nacionais, para depois, nos Azores Rally, fecharem a competição nacional no 5º lugar, o que os coloca, neste momento, no 5º lugar do Campeonato de Portugal de Ralis, desta feita o objetivo aponta para um lugar no pódio, de modo a continuar a amelhar o máximo de pontuação.

José Pedro Fontes / Inês Ponte fazem parte da tribuna de honra do Rali Terras d’Aboboreira, após a vitória alcançada em 2019, então ao volante de um C3 R5. Hoje evoluído para a categoria Rally2 e contando com as mais recentes evoluções disponíveis, o C3 Rally2 preparado pela Sports & You da dupla Campeã de Portugal de Ralis e do Iberian Rally Trophy em 2016 e, também, vencedora do Rali Terras d’Aboboreira em 2019, quer lutar por um lugar no pódio na prova realizada em redor de Amarante, Baião e Marco de Canavezes, que conta com um percurso total de 393,73 km, dos quais 103,53 km contra o cronómetro.

Regressando a uma prova que venceu em 2019, então em pisos de asfalto, José Pedro Fontes faz a seguinte antevisão: “Após dois ralis onde as condições climatéricas tornaram as troços muito duros e difíceis, para pilotos e máquinas, o Rali Terras d’Aboboreira deverá conhecer melhores condições. É uma prova compacta que tem como pano de fundo as belíssimas paisagens de Amarante, Baião e Marco de Canavezes. E sim, é verdade, já conheci a vitória neste rali, na sua versão de asfalto, mas acredito que o nosso C3 Rally2 estará agora bem adaptado à nova realidade, capaz de lutar pelos primeiros lugares.”

Quanto a objetivos, o piloto do Porto é claro: “De facto, não obtivemos os resultados esperados nas duas primeiras provas do ano onde, face aos obstáculos e adversidades experimentadas, preferimos recolher valiosos pontos para o campeonato. Agora, toda a estrutura do Citroën Vodafone Team tem por objetivo levar o nosso C3 Rally2 até ao pódio. A valia dos nossos adversários é um fator a levar em linha de conta, mas acredito que temos todas as possibilidade de alcançar um lugar no pódio. Naturalmente que se a oportunidade de vencer surgir não a iremos enjeitar. Por isso tanto eu como a Inês Ponte estamos preparados para a luta!

Para além do envolvimento direto da Citroën e da Vodafone, como patrocinador principal, mantêm-se como parceiros deste projeto de ralis as marcas ExpressGlass, Pirelli e Quartz. Em termos de preparação, o C3 Rally2 conta com o know-how especializado dos técnicos da Sports & You.

O RALI TERRAS D’ABOBOREIRA EM RESUMO

Terceira prova do CPR 2022, o Rali Terras d’Aboboreira Amarante/Baião/Marco de Canavezes é também pontuável para o FIA ERC Trophy e para o Iberian Rally Trophy. A prova está dividida em dois dias, sexta-feira e sábado (15 e 16 de abril), com uma estrutura de 2 Etapas, 9 Especiais (4 classificativas percorridas por duas vezes, mais um troço simples) que representam 103,53 km cronometrados, num percurso total de 393,73 km.

Com quartel general montado nos pavilhões da Metalocardoso, na Rua da Igreja, Amarante, a secção pré-competitiva deste rali decorre na sexta-feira com as duas passagens de Treinos Livres (08h00), a Qualifying Stage (09h30) – que permitirá definir a ordem de partidae o Shakedown (10h30), tudo tendo como palco o troço de Vila Boa de Quires (3,47 km).

O rali estará na estrada a partir das 16h00 de sexta-feira, para uma 1ª Etapa com uma dupla passagem por Baião Vida Natural (8,92 km; 16h30 e 18h10) terminando o primeiro dia com o pequeno troço de Marco Rios de Emoção (2,07 km; 21h30). Haverá um reagrupamento (17h00/19h30) após as duas primeiras especiais. Os concorrentes passam, também, por duas Zonas de Montagem de Pneus (16h05/21h05) e pelo Parque de Assistência (22h15/23h00), antecedendo a entrada em Parque Fechado (23h03), ambos localizados na Metalocardoso, em Amarante.

A 2ª Etapa (sábado) tem início às 08h55 com uma dupla passagem pelos troços de Amarante Natureza Criativa (15,14 km; 10h00 e 12h20), Marão (10,67 km; 11h00 e 16h20) e Aboboreira (16,00 km; 15h20 e 18h45). A consagração dos vencedores terá lugar a partir das 20h10, com a cerimónia de pódio e entrega de prémios, que será realizada no Largo de São Gonçalo, em Amarante.