Vítor Pascoal vai à Penha focado em reforçar a sua liderança entre os GT

Líder do campeonato após a vitória “musculada” em Murça, o piloto do Porsche 991 GT3 CUP quer saborear novo triunfo na prova do Demoporto.

 

A sua exibição e domínio na Categoria GT em terras transmontanas, no arranque do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group 2022, transformou-se num arranque perfeito para a campanha de Vítor Pascoal rumo ao seu principal objetivo esta temporada: “como já referi várias vezes, o nosso alvo principal é conseguir o título nacional da Categoria GT e a vitória em Murça foi um arranque perfeito”.

A 43ª Rampa da Penha Paisagem Protegida será um desafio particular para o piloto do Baixo Tâmega: “confesso que não é das rampas que mais goste. Tem um traçado muito estreito e muito curto. Torna difícil estabelecer grandes diferenças na condução até porque as trajetórias limpas são quase impossíveis de obter. Mas faz parte e não será desculpa para nada”.

Vítor Pascoal não tem hesitações quanto ao resultado que quer alcançar no segundo duelo do ano e assume que “estaremos na Penha com o firme propósito de continuar a vencer. Será uma tarefa difícil, dado o grande valor dos adversários, mas iremos estar concentrados e trabalhar para sair de Guimarães ainda mais líderes do campeonato”, querendo ainda “voltar a estar ou dentro ou perto do top 5 absoluto, lutando taco-a-taco com os protótipos, apesar da sua teórica maior competitividade”.

O pouco tempo que mediou as duas provas não permitiu “qualquer trabalho de fundo no Porsche. Fizemos uma revisão profunda e preparamos a afinação para as características de uma rampa que mais parece um mini troço lento de rali”.

Em termos de programa competitivo, a edição de 2022 da Rampa da Penha Paisagem Protegida arrancará pelas 13:30 de sábado, com a 1ª subida de treinos oficiais. Segue-se a 2ª subida de treinos oficiais, prevista para as 15:00, com o primeiro dia de competição a terminar com a 1ª subida oficial de prova, momento em que o cronómetro já será “a sério”. Esta começará pelas 16,30.

Às dez da manhã de domingo terá início o segundo e decisivo dia de competição com o treino Livre (warm up). Às 11.00 arrancará a 3ª Subida de treinos oficiais. As duas subidas oficiais de prova (2ª e 3ª do fim-de-semana) que encerrarão a competição e serão decisivas para as classificações finais, têm horários previstos para as 11.30 e as 13.00 horas respetivamente.