Cláudio Baptista: “correr em casa é sempre especial, mas o foco continua a ser evoluir”

Na antevisão à sua participação no Rally Montelongo Carlos Vieira, o jovem piloto fafense da Sucesso Automóvel afirma querer dar continuidade à aprendizagem do Peugeot 208 VTI R2 preparado pela PT Racing. A “jogar em casa” participará os dois dias da prova do Demoporto, integrado no Campeonato Start Norte de Ralis e na Prova Extra.

A edição 2022 do Rally Montelongo Carlos Vieira será o segundo desafio do ano de Cláudio Baptista em provas de estrada.

Voltando a estar acompanhado pelo navegador Pedro Santana, o fafense assume “ser um enorme orgulho correr num rali cada vez mais prestigiado e que se disputa dentro do concelho de Fafe. Correr com o apoio da família,  patrocinadores, amigos e conterrâneos é sempre muito especial e, como não estamos inscritos em qualquer campeonato, nem a disputar uma época inteira, vamos encarar o rali sem pressões, tentar andar rápido, dar espetáculo, mas sempre sem exageros”, lembrando Cláudio Baptista que “este ano é de aprendizagem. Do Peugeot 208 R2 e da exigência muito particular que uma modalidade como os ralis tem”.

Às dificuldades inerentes de uma época de aprendizagem o piloto adiciona neste rali “a dor de cabeça que será escolher pneus, com a previsão de condições meteorológicas inconstantes, ao longo dos dois dias de prova. Se chover, será um handicap, pois não temos experiência com o Peugeot em pisos molhados e isso fará com que tenhamos de assumir muita cautela. Mas, por outro lado, se acontecer, será uma excelente oportunidade para ganhar experiência nessas condições”.

A seu favor joga “o nosso maior conhecimento dos troços cronometrados. É o rali que melhor conhecemos”, refere.

A opção por participar nos dois dias, está, segundo Cláudio Baptista, diretamente relacionada “com o que temos sempre enfatizado. Queremos fazer o maior número de quilómetros em competição com o Peugeot, permitindo também que eu e o Pedro Santana possamos ganhar um entrosamento cada vez maior e, como tal, ainda para mais sendo em Fafe, tem toda a lógica que façamos os dois dias”.

O Rally Montelongo Carlos Vieira 2022 tem duas etapas.

A primeira, disputada amanhã, sábado, incluirá duas passagens pelos troços de Vila Pouca (9,71 km), Aboim/Gontim (9,01 km) e Monte (12,05 km).

Já no domingo, a 2ª inclui duas passagens pelos troços de Montim (6,92 km) e Várzea Cova (11,01 km) e três pelo de Queimadela/Travassós (10,88 km), estando o final previsto para as 15h10, no Parque da Feira Velha, em Fafe.