Rui Miritta abalroado nas duas corridas da GT3 Cup no Circuito de Valência

» Depois de ter subido ao pódio no arranque da temporada, no Circuito do Estoril, Rui Miritta não teve a sorte do seu lado na segunda jornada da GT3 Cup, disputada em Espanha, na pista de Valência.

» Piloto de Valongo conseguiu rodar no top 5 da categoria GD nos treinos cronometrados, mas depois foi abalroado por outro piloto nas duas corridas do fim de semana, ficando impossibilitado de mostrar o seu andamento.

O desporto automóvel nem sempre é uma modalidade justa, pois a performance e o resultado final de um piloto estão sempre dependentes da mecânica e do comportamento dos outros concorrentes em pista. Infelizmente, Rui Miritta foi vítima da condução antidesportiva de outro piloto durante as duas corridas da GT3 Cup no Circuito Ricardo Tormo, em Valência, que recebeu a segunda jornada do troféu dos Porsche 997 GT3 Cup, organizado pela P21 Motorsport.

Após ter conseguido subir ao pódio (2.º lugar) da categoria GD na prova inaugural, no Estoril, Rui Miritta descobriu uma pista completamente nova para si em Valência, revelando uma adaptação promissora nos treinos cronometrados, onde foi o 5.º mais rápido da categoria. Contudo, na Corrida 1, e quando estava já entre os cinco primeiros à geral, Rui Miritta foi completamente abalroado por outro piloto, sendo obrigado a abandonar. O cenário repetiu-se na Corrida 2, onde o piloto de Valongo estava novamente a fazer uma excelente recuperação, até sofrer um toque violento do mesmo piloto, que danificou a caixa de velocidades do Porsche e obrigou Rui Miritta a nova desistência inglória.

“Estávamos expectantes para esta prova em Valência, sobretudo porque em termos físicos senti-me bem logo desde os treinos”, afirmou Rui Miritta, que recentemente foi submetido a uma intervenção cirúrgica. “Fomos descobrindo a pista e evoluindo os nossos tempos, com a noção de que podíamos subir lugares ao longo das corridas. Foi isso mesmo que aconteceu, na Corrida 1 já tinha feito algumas ultrapassagens e estava a rodar lindamente quando fui, pura e simplesmente, abalroado! Sei que as corridas muitas vezes são ingratas, mas o que não consigo compreender é como o mesmo piloto pode fazer a mesma coisa na Corrida 2, voltando a colocar-me fora de prova e partindo a caixa de velocidades do meu carro. Vamos analisar os danos e perceber o que poderemos fazer daqui para a frente”, referiu o piloto valonguense, que é conhecido nos paddocks pelo seu fair play e boa disposição.

A terceira prova da GT3 Cup será disputada no Autódromo Internacional do Algarve, em Portimão, nos dias 9 e 10 de julho.