“Estou triste, mas vou fazer tudo para não se repetir nada igual!”

Na transição do karting para os ralis, a aprendizagem da jovem Mariana Machado, no âmbito do FPAK Júnior Team, projeto da entidade federativa destinado à descoberta de novos valores naquela última especialidade automobilística, não tem sido fácil. No recente Rali Constálica Vouzela e Viseu, a piloto da Sports & You foi forçada a desistir de forma prematura, na sequência de um despiste.

“Arranquei para a segunda classificativa, que acabou por ser a primeira do rali, face à anulação da anterior, e ao fim de 2 quilómetros, na ‘chicane’, bati, deixando o carro com alguns danos. Ainda foi levado para a assistência, de modo a que eu continuasse na prova em sistema de ‘super-rali’, mas constatou-se que não havia possibilidades”, conta Mariana Machado, sem esconder a deceção que o acidente lhe provocou.

Depois da ausência no Rali de Castelo Branco, devido ao acidente sofrido numa sessão de testes, e da participação, que correspondeu à estreia, da dupla Mariana Machado/Pedro Dias da Silva no Rali da Água CIM Alto Tâmega, concluindo uma centena de quilómetros de classificativas ao cronómetro, agora seria tempo de avançar para uma nova etapa, mas tal não foi possível…

“Fiquei profundamente triste com este acidente no Rali Constálica, por culpa minha. Vou fazer tudo para, no futuro, não se repetir nada igual!”.

Ainda antes deste terceiro rali do FPAK Júnior Team, José Pedro Fontes, manager da Sports & You, recordava que “é preciso não esquecer que a Mariana ainda nem sequer possui carta de condução, o que também ajuda a compreender as suas naturais dificuldades nesta fase”, a propósito da evolução da jovem de Vila Verde que foi a primeira mulher no nosso país a sagrar-se campeã nacional de karting.

“Dentro de duas semanas teremos o Rali Vidreiro e quero dar o melhor de mim para terminar a prova com um resultado que ilustre a minha evolução. Agora, no Constálica, estava a sentir-me cada vez mais confortável. Fiz cinco passagens no shakedown e fui melhorando sempre os tempos, o que permitiu aumentar a minha confiança. Foi pena…”, assegura Mariana Machado

O Rali Vidreiro Centro de Portugal Marinha Grande será a quarta e penúltima jornada do calendário do FPAK Júnior Team, a 7 e 8 de outubro próximo.