024/2020 - Acidente Rampa Porca de Murça

Foi com profunda consternação que tomámos conhecimento do acidente ocorrido esta tarde na Rampa Porca de Murça.

A FPAK lamenta profundamente a ocorrência de vítimas mortais, a cujos familiares envia as suas condolências, e centra a sua preocupação na rápida recuperação dos feridos e no apoio às famílias dos espectadores envolvidos.

O acidente ocorreu na tarde deste domingo, na terceira subida oficial de prova, com um concorrente que, já depois de ter ultrapassado a linha de meta, não conseguiu evitar a saída de pista e o consequente embate. Os meios de socorro foram acionados de imediato e as vítimas socorridas com toda a celeridade.

Todos sabemos que o Desporto Automóvel envolve riscos e por isso centramos grande parte da nossa atividade nas questões de segurança dos veículos e das provas. O traçado da Rampa está homologado segundo as normas impostas pela FIA - Federação Internacional do Automóvel, e pela FPAK – Federação Portuguesa de Automobilismo e Karting, respeitando todos os requisitos no que respeita à segurança. É uma prova que acontece desde os anos 80 sem registo de incidentes.

O Clube Aventura do Minho, organizador do evento, é um clube com vasta experiência reconhecida na organização de todo o tipo de provas automobilísticas, especificamente na organização de Rampas.

Nada do que possamos agora referir vai mudar o desfecho do acontecido, mas vamos envidar todos os esforços e acionar todos os mecanismos que estão ao alcance do CAMI e da FPAK, para averiguar com rigor o sucedido.

Uma palavra de apoio ao piloto envolvido no acidente, que se encontra neste momento num estado de profunda consternação.