077/2020 - Esclarecimento pontuações Campeonato de Portugal de Todo-o-terreno AM|48

Na sequência do cancelamento da Baja de Idanha-a-Nova cumpre-nos esclarecer como serão apuradas as classificações finais no Campeonato. Para tal torna-se necessário ter em conta os artigos abaixo do Regulamento Desportivo:

Art. 2 - PROVAS PONTUÁVEIS

2.1 - Conforme calendário desportivo nacional

Prova Organizador

BAJA TT VINDIMAS DO ALENTEJO C. P. K. AUTOMOBILISMO

BAJA TT DO ACP A. C. PORTUGAL

BAJA TT DO PINHAL E. C. BRANCO

BAJA TT CAPITAL DOS VINHOS DE PORTUGAL S. A. REGUENGUENSE

BAJA TT DE LOULÉ * C. A. ALGARVE

BAJA TT DE IDANHA A NOVA E. C. BRANCO*

BAJA TT PORTALEGRE 500 A. C. PORTUGAL

*Anulada em função da crise pandémica.

6.1.1 - O CPTT é composto por cinco provas em seis possíveis, contando para apuramento da pontuação final somente os quatro melhores resultados, entre as cinco nomeadas, tendo em conta o Art 13.4.2 das PGAK.

6.1.2 - As provas a nomear (5 em 6 possíveis) para a pontuação final do CPTT serão indicadas pelos concorrentes no ato de inscrição online nos eventos em sede de portal FPAK.

Art. 8 - CLASSIFICAÇÕES FINAIS

8.1 - Número mínimo de participantes - não é necessário número mínimo de participantes.

8.2 - Quantidade de resultados para efeitos de pontuação final - para a classificação final, são considerados os quatro melhores resultados das cinco provas nomeadas, tendo em conta o Art 13.4.2 das PGAK.

8.3 - Quantidade de resultados para efeitos de pontuação final - Para o campeonato de equipas é considerado o total dos seis resultados.

8.4 - Nas pontuações a atribuir às equipas, são considerados em cada prova o resultado obtido pelos dois melhores concorrentes da respectiva equipa na classificação geral final absoluta. Na condição de que a equipa e o respectivo 1º condutor estejam inscritos no CPTT, nos termos definidos no Art. 6, do presente regulamento.

8.5 - Anulação de prova - no caso de uma prova referida no Art. 2, não se vier a realizar, esse máximo passará automaticamente a ser reduzido em uma prova. Assim como o resultado a considerar para a pontuação final.

E ainda o referido das PGAK

13.4.2 - Não participação - Uma não participação, em uma ou mais competições, terá de contar como resultado para a classificação final da competição

Desta forma com base no artigo 8.5, e devido à anulação da Baja de Idanha-a-Nova, serão considerados apenas os três melhores resultados para a pontuação final. Porém, como o próprio artigo 6.1.1 menciona, é preciso ter em conta o art. 13.4.2.

Mais informamos que será hoje publicado no site a FPAK a listagem dos pilotos que nomearam a Baja Portalegre 500 para pontuar.