Fique a conhecer os vencedores da primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy em Lousada
Arrancou em Lousada este fim-de-semana, de 6 e 7 de Abril, a primeira prova do Campeonato de Portugal de Ralicross, Kartcross e Super Buggy. Depois de corridas loucas disputadas com condições atmosféricas adversas, os vencedores foram: Gonçalo Macedo na Iniciação, João Novo na Nacional 2RM, Pedro Tiago na Nacional A1.6, de Espanha veio o vencedor da SuperCar, Arturo Cota, Joaquim Santos venceu a Classe 1 dos SuperCar, João Ribeiro na Super 1600, Nuno Bastos nos Kartcross e Mauro Reis nos Super Buggy.
Inciação – Troféu Ernesto Gonçalves
Gonçalo Macedo (VW Polo) terminou a qualificação na frente e assim ganhou a pole-position para a final. Rodrigo Correia teve problemas de motor no Peugeot 205, que o mantiveram afastado da liderança e sorte semelhante teve o estreante André Monteiro (Toyota Corolla). Gonçalo Macedo começou lançado e avançou para a primeira curva na liderança. O estreante Artur Monteiro foi criando pressão mas não foi suficiente para ficar na frente. Com a ida à “joker lap” José Correia subiu para o segundo lugar por troca com André Monteiro. A corrida acabou com vitória de Gonçalo Macedo.
Super Buggy
A corrida começou e Nelson Barata (Power NB), que foi o melhor classificado na qualificação, ganhou logo vantagem distanciando-se do segundo lugar. Paulo Godinho (PG0012) baixou para quarto e António Mota (HSport) embatia no rail, acontecimento que lhe custou a corrida. Estávamos na quarta volta quando Mauro Reis (TT) foi trepando lugares, até à segunda posição. Paulo Godinho depois de muitas batalhas acabou na terceira posição do pódio. Nelson Barata sagrou-se vencedor dos Super Buggy.
SuperCar
Arturo Cota, veio de Espanha num Seat Leon, conquistar a ‘pole-position’. Depois dos problemas no Ford Focus de Joaquim Santos, que o arredaram da frente e Multiclima (Mitsubishi Lancer EVO VI) ter estado em “dia não”. Multiclima arrancou a todo o gás, posicionando-se em primeiro. Joaquim Santos na segunda curva perdeu tração, devido à lama que se acumulava fora da trajectória, e quase que acabou no muro, incidente que acabou por lhe custar tempo e o colocou no terceiro lugar.
Arturo Cota aproveitou a falha de Joaquim Santos e subiu para a segunda posição. Já no final a "joker" acabou por decidir a corrida, Arturo Cota avançou para o primeiro lugar.
Após um contacto entre Multiclima e Joaquim Santos, o homem do Mitsubishi acabou por finalizar em último.
Super 1600
A luz vermelha apagou e João Ribeiro avançou com grande velocidade, José Rodrigues e Ricardo Soares batalhavam pelo segundo lugar. Hélder Ribeiro e José Queirós perderam tempo no cimo da subida, ao irem à zona suja da pista, acabando por ceder posições.
José Eduardo Rodrigues conquistava o terceiro lugar e em quarto estava Joaquim Machado. Ricardo Soares fez uma grande ultrapassagem assumia assim a segunda posição. Estávamos na quarta volta e Joaquim Machado sofria grande pressão para manter o quarto lugar, mas conseguiu-o. A corrida finalizou com João Ribeiro na liderança, Ricardo Soares em segundo, Mário Teixeira em terceiro e Sérgio Dias em quarto.
Nacional 2RM
Início renhindo entre João Novo (Peugeot 106) e Adão Pinto (Opel Astra). Andreia Sousa (Peugeot 306) na última curva da primeira volta, acelerava para a terceira posição e Adão Pinto caia para último devido a problema mecânico. Após inúmeras batalhas Andreia consegue o segundo lugar à frente de Luís Carvalho (Peugeot 206). Nuno Génio, depois de uma grande pressão, passa Luís Carvalho assegurando o segundo lugar.
O vencedor desta prova foi o João Novo, piloto que transitou da Iniciação em 2018, para a Nacional 2RM, em 2019. Andreia Sousa venceu o troféu feminino e foi segunda à geral.
Nacional A 1.6
O Campeão em título, Pedro Tiago (Citroen Saxo), partiu da primeira posição graças ao bom desempenho na qualificação. Luz vermelha apagada e Tiago voava à conquista da liderança. Leonel Sampaio (Citroen Saxo) e Luís Morais (Peugeot 106) disputavam a segunda posição mas Sampaio levou a melhor. Américo Sousa (Citroen Saxo) estava no quarto posto a distanciar-se de Multiclima (Citroen Saxo). Com o desenrolar da corrida e já nas últimas voltas, esta ficou decidida a favor de Pedro Tiago. Luís Morais subiu até segundo, mais atrás ficou Américo Sousa (Citroen Saxo) que acabou na terceira posição.
O quarto lugar foi conquistado por Tiago Ferreira (Peugeot 106).
Kartcross
Alexandre Borges (Semog Bravo) começou a corrida na primeira posição, Rui Nunes (Semog Bravo) estava logo atras em segundo. Na segunda volta Alexandre Borges fez pião e perdeu a liderança para Rui Nunes. Na subida, antes ainda da curva dois, uma molhada e Tiago Freitas (Hsport) ficava imobilizado, motivando o aparecimento da bandeira vermelha. A corrida parava.
Nova partida e Alexandre Borges voltava à liderança. Em segundo e terceiro estavam respectivamente, Maikel Vilas (LaBase RX01) e Jorge Gonzaga (ASK EVO18). Os pilotos estavam a dar o máximo. Corria-se a quarta volta e Alexandre Borges ainda segurava a liderança. O espanhol Maikel Vilas estava em segundo e Nuno Bastos sobia para terceiro.
Depois de uma grande luta, Maikel Vilas na penúltima volta subia e alcançava o primeiro lugar, que logo de seguida perdia para o compatriota Carlos Krieg (LaBase RX01). Alexandre Borges na última volta fazia um pião na joker e estragava uma excelente corrida até então. Nuno Bastos ganhava, seguido de muito perto por Jorge Gonzaga, Pedro Rabaço, Maikel Vilas e Rui Nunes, que encerraram o top 5. Daniela Godinho, no sétimo posto foi a senhora melhor classificada.
A próxima prova do Campeonato tem data marcada para Castelo Branco, com organização da Escuderia de Castelo Branco, nos dias 11 e 12 de Maio.