Campeonato de Portugal Rotax com novos vencedores no Bombarral

Gonçalo Coutinho, Pedro Ribeiro, João Dinis, Martim Meneses, Martim Marques, João Maria Pereira e José Pedro Pinto venceram nas suas categorias a terceira prova do Campeonato de Portugal Rotax.

No KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME, 70 pilotos distribuídos por diferentes categorias, proporcionaram corridas intensas na terceira prova do Campeonato de Portugal Rotax.

Categorias DD2 e DD2 Master

Gonçalo Coutinho, com um kart equipado com chassis Kosmic, depois de ser o quinto mais rápido nos treinos cronometrados, venceu as três Finais no Bombarral, tendo nas duas últimas rubricado a volta mais rápida, pelo que somou 77 pontos e garantiu o lugar mais alto do pódio quer na categoria DD2.

No Bombarral, Pedro Ribeiro (Birel ART) que foi o mais rápido nos treinos cronometrados (46,062s) , com dois segundos e um terceiro lugares, garantiu a segunda posição com 58 pontos e venceu a categoria DD2 Master, enquanto o belga Fábio Lieltyka (Birel ART) com um sétimo, um segundo e um terceiro lugares completou o pódio, com 45 pontos e foi segundo classificado entre os Masters.

Também com 45 pontos, graças a um terceiro e dois quartos lugares, Guilherme Lemos (Kosmic) foi quarto classificado. Vítor Mendes (Praga), com um sexto, um quarto e um quinto lugares e uma volta mais rápida na Final 1, totalizou 37 pontos fechou o top-5 e completou o pódio da DD2 Master.

Categoria Sénior Max

O madeirense João Dinis (Tonykart), depois de ser o mais rápido nos treinos cronometrados com uma volta em 46,013s aos 1107 metros da pista do Bombarral, com duas vitórias e um segundo lugar nas três finais (nas quais garantiu em duas a volta mais rápida) totalizou 73 pontos e garantiu não só o lugar mais alto do pódio, bem como passou para a liderança da categoria Sénior Max.

No Bombarral, Rodrigo Silva (Tonykart) conterrâneo de João Dinis com uma vitória, dois segundos lugares e uma volta mais rápida na Final 2, somou 66 pontos e foi segundo classificado, enquanto Francisca Queiroz (Kosmic) completou o pódio e venceu a classe feminina com 45 pontos, graças a um terceiro e a dois quartos lugares.

Com 43 pontos, graças a um quarto, a um terceiro e a um quinto lugares, Diogo Faria (Tonykart) foi quarto classificado, tendo João Mendes (Kosmic), com um oitavo, um quinto e um sexto lugares somando 28 pontos e fechado o top-5, entre 19 participantes.

Categoria Júnior

Depois de ser o mais rápido nos treinos cronometrados (47,168s), Martim Meneses (Tonykart) somou duas vitórias e um segundo lugar nas três finais da prova do Bombarral, pelo que totalizou 71 pontos e garantiu o lugar mais alto do pódio.

Com dois segundos, um terceiro lugar e uma volta mais rápida na Final 2, Tomás Lemos (Kosmic) somou 58 pontos e foi segundo classificado, enquanto Tomás Gomes (Kosmic) com uma vitória, um terceiro e um quinto lugares (com a volta mais rápida nas Finais 1 e 3) completou o pódio, com 56 pontos.

Com 44 pontos, graças a um quarto, um quinto e um terceiro lugares, Henrique de Oliveira (LN) foi quarto classificado e Pedro Barbosa (Tonykart) um quinto e dois quartos lugares, fechou o top-5, com 40 pontos.

Categoria Mini/Micro Max

Na categoria Mini/Micro Max, com 16 participantes, Martim Marques (Kart Republic) foi o mais rápido nos treinos cronometrados (50,904s) e venceu na Final 1 à geral e na subcategoria Micro Max (dos 8 aos 11 anos). Hoje, na Final 2, o piloto de Vila Nova de Gaia voltou a bater toda a concorrência e foi segundo classificado na Final 3, rubricando a volta mais rápida em ambas. Com estes resultados, Martim Marques totalizou 73 pontos e garantiu o lugar mais alto do pódio à geral e na subcategoria Micro-Max.

O espanhol Manuel Miguez Gayoso (Parolin) somou dois segundos lugares e uma vitória à geral e na subcategoria Micro Max, tendo na Final 1 assinado a volta mais rápida, pelo que somou 66 pontos e assegurou a segunda posição, enquanto João Maria Pereira (Kart Republic), com 51 pontos, completou o pódio à geral e triunfou na subcategoria Mini Max (dos 8 aos 12 anos).

No Bombarral, Afonso Ferreira (Kosmic) foi quarto classificado à geral e segundo na Mini Max com 36 pontos, enquanto Gabriela Teixeira (DR), com 34 pontos, fechou o top-5 e o pódio da Mini Max, vencendo também a classe feminina. Ricardo Gonçalves (Tonykart), com 24 pontos, encerrou o pódio da Micro-Max. A ‘rookie’ Aya Delbrassine (Birel ART) triunfou na classe feminina da Micro Max.

Categoria Micro Academy

Estreante absoluto no Campeonato de Portugal Rotax, José Pedro Pinto, com um kart equipado com chassis Kart Republic, começou por ser o mais rápido nos treinos cronometrados (52,553s) e depois venceu as três Finais, sempre com a volta mais rápida, pelo que totalizou 79 pontos e subiu ao lugar mais alto do pódio no Bombarral.

Leonor Rocha (Parolin), com um segundo e dois terceiros lugares, garantiu a segunda posição com 54 pontos, enquanto Vicente Correia (Ricciardo), com um quarto, um

Também com 42 pontos, após um sexto, um segundo e um quinto lugares, Francisco Correia (Kart Republic) foi quarto classificado e Lourenço Vilão (Tonykart) com um sétimo e dos quartos lugares, garantiu 36 pontos e fechou o top-5.

Manuel Caetano (Tonykart) foi sexto classificado, na frente de Martim Gomes (Birel ART), Vasco Oliveira (Parolin), Vicente Capela (Charles Leclerc) e de Gabriel Guimarães (Tonykart), respetivamente.

A quarta e penúltima prova está agendada para 27 e 28 de agosto e será disputada no Kartódromo Internacional de Braga, sob a organização do Motorsport Viana Clube.