Campeonato de Portugal de Karting Toyota atribuiu títulos no Bombarral
Artur Loureiro, Guilherme Morgado, Martim Marques, Martim Meneses, Henrique Cruz e Renato Bolzan são virtuais Campeões de Portugal de Karting Toyota, faltando definir os da categoria X30 Super Shifter dado que a classificação está suspensa.
A edição 2022 do Campeonato terminou este fim de semana, com a realização da quinta e última jornada dupla, no KIRO-Kartódromo Internacional da Região Oeste, no Bombarral, sob a organização da ACDME.
Categoria X30
Um total de 28 pilotos disputaram a prova deste domingo, com a sessão de treinos cronometrados a ser liderada por Henrique Cruz (Kart Republic), ao rubricar a melhor volta em 45,921s. Na manga de qualificação, vitória para Martim Romão (Birel ART), na frente de Henrique Cruz, pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Diogo Marujo (Tonykart) e Diogo Pinto (Charles Leclerc) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 17 voltas, Martim Romão arrancou da pole-position, mas foi Diogo Marujo quem assumiu o comando no qual se manteve até à passagem da quinta volta, altura em Henrique Cruz passou para a liderança. No último terço da corrida, eram seis pilotos que estavam na luta pela vitória, tendo acabado por levar a melhor Henrique Cruz que, com este triunfo, conquistou o título de campeão nacional X30 Sénior.
Frederico Peters garantiu a segunda posição e Luís Alves completou o pódio, com Rafael Rajani a ser premiado pela sua performance com um excelente quarto lugar, enquanto Diogo Marujo fechou o top-5.
Rodrigo Santos (Kosmic) foi o sexto classificado, na frente de Diogo Pinto, Francisco Serôdio (Redspeed) – que esteve na luta pela vitória e viu a bandeira xadrez na quarta posição, mas uma penalização relegou-o para o oitavo lugar – Miguel Cardoso (Tonykart) e Duarte Pinto Coelho (Tonykart) que, por esta ordem, fecharam o tio-10, respetivamente. Francisca Queiroz (Kosmic) venceu a classe feminina e Renato Bolzan (Tonykart) sagrou-se campeão nacional na X30 Master.
Categoria X30 Super Shifter
Por apelo do concorrente e piloto André Serafim, o Colégio de Comissários Desportivos (CCD) suspendeu todas as classificações relativa ao segundo dia de competição do Campeonato de Portugal de Karting da categoria X30 Shifter, que inclui as classes Sénior, Master e Gentleman. Agora há que aguardar pelo desfecho desse apelo.
Categoria Júnior
Santiago Alves (Parolin) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, conseguindo uma volta em 47,637s. Na manga de qualificação, o piloto de Sintra voltou a ser o mais forte, na frente de Diogo Castro (Redspeed), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Filipe Rodrigues (Birel ART) e Pedro Barbosa (Tonykart) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 17 voltas, Santiago Alves voltou a impor a sua rapidez e bateu toda a concorrência, numa corrida que liderou de princípio a fim. Martim Meneses (Kart Republic), que arrancou do nono lugar, foi ganhando posições até ser o segundo a ver a bandeira xadrez e com a volta mais rápida em 48,004s. Este resultado revelou-se suficiente para o piloto madeirense fazer a festa do título de campeão nacional Júnior.
Diogo Castro completou o pódio, mas pressionado pelo brasileiro Heitor Farias, enquanto Pedro Barbosa fechou o top-5, seguindo-se Filipe Rodrigues (Birel ART), Rodrigo Vilaça (Tonykart), Henrique Oliveira (Kosmic), Caio Bolzan (Tonykart) e Ray Tavares (Formula K).
Categoria X30 Mini
Xavier Lázaro (DR) foi o mais rápido nos treinos cronometrados, com a marca de 52,314s. O jovem piloto de Várzea de Sintra venceu depois a manga de qualificação, na frente de Martim Marques (Kart Republic), pilotos que partilharam a primeira linha da grelha de partida para a Final, com Romeu Mello (Kosmic) e Diogo Caetano (Birel ART) a arrancarem logo atrás, na segunda linha.
Na Final, disputada em 15 voltas, Xavier Lázaro, Romeu Mello e Martim Marques travaram uma luta intensa pela vitória, tendo depois, a partir da 14.º volta, o triunfo ter sido essencialmente discutido entre Martim Marques e Xavier Lázaro, tendo o primeiro levado a melhor (com a volta mais rápida) e confirmado da melhor forma a conquista do título de campeão nacional da categoria X30 Mini.
Xavier Lázaro terminou imediatamente a seguir na segunda posição, sendo autor de uma excelente corrida, tal como Romeu Mello que viu a sua performance premiada com o terceiro lugar do pódio.
A luta pela quarta posição foi igualmente intensa, com Gabriela Teixeira a levar a melhor, seguindo-se Diogo Caetano, João Barros (Parolin), António Macedo (FA), Rafael Simón Varela (Ronykart), Afonso Lopes (Kart Republic), Mario Silva Lora (Kart Republic), Jan Rodrigues (Charles Leclerc), Afonso Azevedo (Charles Leclerc), Vicente Rodrigues (DR) e Tomás Fernandes (Kosmic).
Categoria Cadete 4T
Na Final, disputada em 12 voltas, Vicente Capela largou da pole-position e conseguiu manter-se na liderança até à passagem da quinta volta, altura em que Francisco Correia passou para o comando. Contudo, na derradeira volta, o piloto alentejano conseguiu regressar à liderança e bateu toda a concorrência, com a volta mais rápida em 58,158s, tendo Francisco Correia e Leonor Rocha, que estiveram igualmente na luta pela vitória, completado, por esta ordem, o pódio.
José Pedro Pinto (Parolin9, que arrancou do nono lugar, conseguiu ver a bandeira xadrez na quarta posição, enquanto Guilherme Morgado (Birel ART) fechou o top-5. Contudo, o piloto de Loures, apesar de ser quinto classificado, face às vitórias e a outros bons resultados que foi alcançando ao longo da época, sagrou-se campeão nacional.
João Francisco garantiu a sexta posição, seguindo-se Francisco Iglésias (Birel ART), Martim Gomes (Birel ART) e Mateus Gomes (Birel ART), respetivamente.
Categoria Iniciação
Na Final, disputada em 5 voltas, José Diogo Martins largou da pole-position e liderou as primeiras duas voltas, tendo depois passado para o comando Martin Rodrigues, para não mais o largar até final. José Diogo Martins garantiu a segunda posição, com uma desvantagem de escassos 42 milésimos de segundo para o vencedor, enquanto Lourenço Antunes (Birel ART), Artur Loureiro (Birel ART) e Enzo Santos (Birel ART) – que rubricou a volta mais rápida em 1m19,532s – terminaram logo a seguir e feharam o top-5.
Artur Loureiro, apesar de ter sido quarto classificado, face às vitórias e a outros bons resultados que foi alcançando ao longo da época, sagrou-se campeão nacional.
Luís Fernandes (Parolin) largou da 10.ª posição, mas conseguiu terminar no sexto lugar, seguindo-se Diogo Baptista, Tiago Caetano, Tomás Dias (Parolin) e Miguel Pinto Barbosa (Charles Leclerc), respetivamente.