Civic Atomic Cup ao rubro em jornada no Circuito do Estoril

- Eduardo Leitão e Gonçalo Inácio (PRO) e Francisco Viola e Filipe Barreto (AM) em plano de destaque com vitória dupla  

- Street Attack Lisbon, AMG Driving Experience, Hora da Família e atividades e animação paddock revelam-se um sucesso com milhares de pessoas no Circuito do Estoril
 

A Civic Atomic Cup voltou a apresentar-se no Circuito do Estoril, palco que inaugurou a estreia oficial da competição, no último fim de semana, para uma jornada do troféu promovido e organizado pela Motor Sponsor revestida de emoção ao cronómetro. Uma ronda em que a competição recebeu novos rostos e um forte plantel, com uma dezena e meia de pilotos ao volante dos emblemáticos Honda Civic Type-R, num fim de semana revestido de animação e atividades para o grande público.
 
Uma ronda emotiva, que teve nos treinos cronometrados, de sábado, o primeiro confronto em pista, sessão onde a dupla Eduardo Leitão e Gonçalo Inácio, ao volante do Honda Civic Type-R nº 155, definiu a melhor marca na PRO, num feito igualado por Filipe Barreto e Francisco Viola, com o nº 154, na AM. Um primeiro contacto em pista que adoçou a expectativa para as duas corridas da jornada, a terem lugar domingo.
 
Na corrida 1, a comitiva da Civic Atomic Cup, que integra a grelha do Campeonato Portugal de Portugal de Velocidade de Legends, proporcionou um espetáculo de nota ao muito público presente, com os pilotos a envolverem-se em disputas salutares na discussão de posições. Uma corrida em que Gonçalo Inácio manteve a rapidez apresentada pela equipa nos treinos cronometrados, carimbando a primeira vitória da jornada, com o Civic Type-R nº 158, de Estevão Oliveira, na segunda posição. Um pódio completado por Filipe Ferreira, com o nº 150 nas portas. Na quarta posição, ficou o estreante no troféu Paulo de Sousa, numa prova de aprendizagem da competição. Uma corrida em que um toque ainda no decorrer da primeira volta acabaria por ditar o abandono do nº 152, pilotado por Orlando Batina.
 
Uma vitória que deixou Gonçalo Inácio muito satisfeito: “Nestas provas, a partida, com uma extensa grelha, é sempre bastante exigente, mas felizmente consegui arrancar bem e imprimir um ritmo rápido desde início, o que me permitiu posteriormente gerir a corrida de forma a conquistar mais um triunfo para a equipa. Foi uma boa operação para a classificação do troféu.”
 
Uma prova igualmente disputada na AM, classe em que Francisco Viola realizou uma prova de recuperação, piloto que, em virtude de problemas mecânicos, acabaria por arrancar das boxes. Uma corrida em crescendo, com o piloto a subir paulatinamente na classificação e a rubricar o triunfo no final, numa corrida em que a vitória foi discutida com Nuno Figueiredo, no Honda Civic Type-R nº 156, e com Hugo Oliveira, com o nº 159, segundo e terceiro classificados, respetivamente.
 
Um exigente desafio, que Francisco Viola resume: “Foi uma corrida contra o tempo, em que tive como objetivo fazer o melhor possível à luz das circunstâncias. Mas felizmente terminei na melhor posição, o primeiro lugar, que era o nosso objetivo.”
 
Na corrida 2, o Honda Civic Type-R nº 155 voltou a estar em plano de destaque, desta vez com Eduardo Leitão aos comandos, piloto que rubricou o segundo triunfo do fim de semana para a equipa na classe PRO. Uma corrida em que Raul Delgado assinou o segundo lugar, com o estreante Nuno Dias a fechar o top 3. Depois do infortúnio da corrida 1, Sérgio Azevedo levou o Honda Civic Type-R nº 152 ao quarto posto da classificação, com o também estreante Simplício Taveira a completar o lote dos cinco primeiros.
 
Um importante triunfo para a equipa, conforme refere Eduardo Leitão: “A nossa estratégia era semelhante para as duas corridas e passava por arrancar bem, sair de forma ‘limpa’ da curva 1, e atacar forte para ganhar distância para o segundo classificado, e, na segunda fase da corrida, gerir o andamento. Foi exatamente isso que aconteceu e fecharmos esta jornada com uma dupla vitória da equipa é um excelente resultado de conjunto.”
 
Na AM, o Honda Civic Type-R nº 54, com Filipe Barreto ao volante, foi o mais forte em pista, piloto que teve como adversários ao cronómetro Pedro Cerqueira, segundo classificado, e Hugo Oliveira, que assinou o segundo pódio da jornada na classe. Um desafio que Filipe Barreto resume: “Foi uma corrida sempre ao ataque, com o carro a corresponder muito bem e a permitir-me chegar à vitória na classe. Fechámos da melhor forma esta participação e fica o agradecimento a todos os que nos acompanham por todo o apoio.”
 
Um fim de semana memorável, em que o troféu integrou o Estoril Racing Tribute | Paulo Alves, com pilotos, equipas, adeptos e promotores a realizarem, no dia de domingo, uma homenagem a Paulo Alves, figura proeminente do desporto motorizado nacional, recentemente falecido. Um evento onde as atividades e animação criadas a pensar no público, em paralelo com as corridas, foram centrais, com o paddock a receber cerca de uma centena de grandes máquinas do Street Attack Lisbon, no sábado, e um plantel de duas dezenas de exclusivos Mercedes-AMG, no domingo, com a AMG Driving Experience, uma iniciativa C. Santos VP que permitiu a todos os presentes apreciarem os fabulosos exemplares no paddock e em ação em pista. Um mega evento que terminou com uma experiência única para os adeptos, a Hora da Família, um desfile em caravana no Circuito do Estoril com o público a realizar duas voltas ao traçado ao volante da sua viatura pessoal e acompanhado por toda a família.
 
Um Estoril Racing Tribute | Paulo Alves que durante os dois dias garantiu todo o conforto e comodidade ao público, através de espaços criados em exclusivo no paddock: zona kids, com trampolins e insufláveis, máquinas de pipocas e de algodão doce; praça de alimentação; simulador da G's Competizione, que permitiu pilotar virtualmente o C1 do troféu no Circuito do Estoril; dois simuladores exclusivos PlayStation com o novo Gran Turismo 7. 
 
O responsável máximo da Motor Sponsor, André Marques, destaca o crescimento que o troféu tem registado: “No espaço de apenas duas provas registámos um expressivo aumento da grelha em termos de viaturas e pilotos, o que demonstra bem o interesse que o troféu tem despertado e nos deixa naturalmente satisfeitos. Uma vez mais, o plantel da Civic Atomic Cup contribuiu, com corridas bastante disputadas, de forma decisiva para um fim de semana de festa, no qual criámos um amplo leque de atividades em exclusivo para o público, que correspondeu da melhor forma, com milhares de pessoas a juntarem-se a nós no Circuito do Estoril ao longo dos dois dias. Foi um fim de semana que constituiu uma justa e merecida homenagem a Paulo Alves, alguém por quem todos nós temos a mais alta estima, enquanto pessoa e profissional, e a quem muito deve o desporto automóvel nacional. Por tudo, obrigado Paulo.”