Tzi Designs Racing Team (PRO) e Razão Automóvel (AM) sagram-se vencedores do Troféu Learn & Drive Endurance 2022

- Casiraghi Cars 88 (AM) com primeiro lugar da classificação conjunta nas 6H C1 Estoril 

- Street Attack Lisbon, AMG Driving Experience, Hora da Família e atividades e animação paddock revelam-se um sucesso com milhares de pessoas no Circuito do Estoril
 

Foi num clima de festa que se desenrolou a derradeira jornada do Troféu C1 Learn & Drive Endurance, as 6H C1 Estoril, que tiveram como palco o Circuito do Estoril, no último fim de semana. Um ambiente marcado por corridas empolgantes e muitas atividades no paddock, que teve a melhor resposta no muito público presente no traçado ao longo dos dois dias.
 
Uma jornada onde a competição icónica organizada pela Motor Sponsor e que reúne em pista os emocionantes e irreverentes C1 centrava todas as atenções. Em jogo estavam os títulos de Endurance das classes AM e PRO, decididos numa prova de verdadeira resistência, com um total de 6H ao cronómetro, divididas em duas corridas de 3H, com o cômputo dos resultados das duas corridas a ditar os vencedores. Em pista, duas dezenas de C1 com os concorrentes apostados em colocar toda a mestria ao volante na busca pela vitória.
 
Um fim de semana que se começou a desenhar na manhã de sábado, com 1h30 de treinos cronometrados em que a Tzi Designs Racing Team, com o C1 nº 33, carimbou o melhor tempo da sessão e da classe PRO, num feito replicado pelo C1 nº 88 da Casiraghi Cars 88 na AM. Estavam assim lançados os dados para as duas corridas da jornada.
 
Na corrida 1, de sábado, uma moldura de 20 C1 saiu para a pista para a delícia dos adeptos, numa corrida empolgante em que a Tzi Designs Racing Team daria continuidade ao andamento demonstrado nos treinos cronometrados, cortando a meta no primeiro lugar da PRO, seguida pelos C1 nº 34 e nº 73, da Paint & Go e da Team Gallego, respetivamente. Porém, o Colégio de Comissários Desportivos acabaria por penalizar a Tzi Designs Racing Team por incumprimento de paragem obrigatória, com a Paint & Go a ascender desta forma à primeira posição.
 
Na classe AM, a Casiraghi Cars 88 manteve a toada dos treinos cronometrados e viu a bandeira de xadrez na primeira posição. No segundo lugar ficou o C1 nº 81 da Razão Automóvel, que acabaria por ser penalizado por não cumprimento do tempo de paragem obrigatória nas boxes, seguida da Slow Motion, com o nº 29, estrutura que acabaria por ser desclassificada por não cumprimento do regime de parque fechado. Um contexto que fez ascender à segunda posição o C1 nº 21 da CRC/Imotion/Novimed e relegar para o terceiro lugar da corrida 1 o C1 da Razão Automóvel. Mas esta era apenas a primeira de duas partes das 6H C1 Estoril, com o domingo a reservar para si o decisivo desfecho da época do Troféu C1 Learn & Drive Endurance, numa muito aguardada jornada de 3H.
 
Uma corrida 2 onde as estruturas que haviam assumido o protagonismo ao longo do fim de semana acabariam por voltar a sobressair, assistindo-se a uma fabulosa e salutar luta pelo primeiro lugar entre equipas de classes distintas, com a Tzi Designs Racing Team e a Casiraghi Cars 88 a proporcionarem um fantástico duelo ao cronómetro para delícia de todos os adeptos. No final, seria a Casiraghi Cars 88 a cruzar a linha de meta no primeiro posto, seguida da Tzi Designs Racing Team. Uma corrida 2 em que o top 3 da PRO foi formado pela Tzi Designs Racing Team, Manahu Care – Gianfranco Motorsport, C1 nº 997, e Torres Racing Team, com o C1 nº 3. Já na AM, a Casiraghi Cars 88 deu continuidade à performance evidenciada durante todo o fim de semana, ao ser primeira, seguida pela Razão Automóvel, segunda classificada, e pela Slow Motion, no terceiro lugar.
 
Desta feita, e no conjunto de resultados das corridas 1 e 2 (3H + 3H), a grande vencedora das 6H C1 Estoril na PRO foi a equipa Tzi Designs Racing Team, num triunfo com sabor a título para a formação composta por António José Zé Ferreira, Tiago Carvalho, João Oliveira, Tiago Mesquita e João Moreira, que desta forma se sagrou a grande vencedora do Troféu Endurance na classe PRO. “A estratégia que desenhámos correu bem e felizmente tudo se conjugou da melhor forma para atingirmos um resultado que já esperávamos há muito. Uma vitória que nos permite chegar ao título, que era um objetivo desde o início da época e que agora, uma vez alcançado, é uma sensação extremamente gratificante. A estrutura do troféu, com apenas duas provas de resistência, obrigava a uma grande gestão e depois do terceiro lugar em Portimão, vencer no Estoril e alcançar o título é fechar a temporada com chave de ouro.” 6H C1 Estoril em que o pódio da PRO contou também com a Manahu Care – Gianfranco Motorsport, estrutura que ascendeu ao lugar intermédio do pódio na sequência de uma penalização por incumprimento de paragem obrigatória imposta à Team Gallego, que cumpriu assim a sua estreia no troféu com o terceiro posto.
 
Já na AM, a vitória nas 6H C1 Estoril foi para a Casiraghi Cars 88, formada por Pedro Alface, Rui Simões, João Silvestre e João Simões, com a estrutura a referir: “Nós somos a Casiraghi Cars 88 e somos os primeiros amadores a terminar uma prova de endurance do troféu em primeiro da geral. Estamos mesmo muito felizes e obrigado a todos os que nos apoiam.”
 
Na segunda posição ficou a Razão Automóvel, um pódio muito especial que permitiu à equipa de Diogo Teixeira, Nuno Antunes, Guilherme Costa e João Reis sagrar-se a vencedora do Troféu Endurance 2022 na classe AM. “Depois de vencermos as 24h C1 Portimão sabíamos que íamos chegar ao Estoril bem posicionados para ganhar este troféu. Mas ainda assim foi difícil, exigiu uma grande coordenação nas boxes e apesar de alguns percalços, conseguimos cumprir todos os objetivos. A assistência da Gianfranco Motorsport foi fundamental para o nosso sucesso no Troféu Endurance 2022. Estamos muito gratos a todos os que contribuíram para esta vitória”, referiu Diogo Teixeira. Já o terceiro lugar das 6H C1 Estoril na AM ficou nas mãos da Team Rubrica/Monteiros Competições.
 
Um fecho memorável de temporada do Troféu Endurance, em que a competição integrou o Estoril Racing Tribute | Paulo Alves, com pilotos, equipas, adeptos e promotores a realizarem, no dia de domingo, uma homenagem a Paulo Alves, figura proeminente do desporto motorizado nacional, recentemente falecido. Um evento onde as atividades e animação criadas a pensar no público, em paralelo com as corridas, foram centrais, com o paddock a receber cerca de uma centena de grandes máquinas do Street Attack Lisbon, no sábado, e um plantel de duas dezenas de exclusivos Mercedes-AMG, no domingo, com a AMG Driving Experience, uma iniciativa C. Santos VP que permitiu a todos os presentes apreciarem os fabulosos exemplares no paddock e em ação em pista. Um mega evento que terminou com uma experiência única para os adeptos, a Hora da Família, um desfile em caravana no Circuito do Estoril com o público a realizar duas voltas ao traçado ao volante da sua viatura pessoal e acompanhado por toda a família.
 
Um Estoril Racing Tribute | Paulo Alves que durante os dois dias garantiu todo o conforto e comodidade ao público, através de espaços criados em exclusivo no paddock: zona kids, com trampolins e insufláveis, máquinas de pipocas e de algodão doce; praça de alimentação; simulador da G's Competizione, que permitiu pilotar virtualmente o C1 do troféu no Circuito do Estoril; dois simuladores exclusivos PlayStation com o novo Gran Turismo 7.  
 
Um fabuloso fecho de temporada do Troféu C1 Learn & Drive Endurance que o responsável máximo da Motor Sponsor, André Marques, sublinha: “Fica uma grande satisfação por um fim de semana marcado por corridas muito emotivas e disputadas, que revelaram os vencedores do Troféu Endurance 2022, e em que criámos um amplo leque de atividades em exclusivo para o público, que correspondeu da melhor forma, com milhares de pessoas a juntarem-se a nós no Circuito do Estoril ao longo dos dois dias. Foi um fim de semana que constituiu uma justa e merecida homenagem a Paulo Alves, alguém por quem todos nós temos a mais alta estima, enquanto pessoa e profissional, e a quem muito deve o desporto automóvel nacional. Por tudo, obrigado Paulo.”