CPV Legends, CPV Clássicos e CPV 1300 foram um êxito no Estoril
» Os Campeonatos de Portugal de Velocidade Legends, Clássicos e 1300 reuniram mais de 80 carros no Estoril Racing Tribute Armando Pinto que terminou este domingo.
» Exceção feita no Campeonato de Portugal de Velocidade Legends, nas restantes competições promovidas pela Associação Nacional de Pilotos de Automóveis Clássicos (ANPAC) as vitórias foram repartidas.
Os Campeonatos de Portugal de Velocidade Legends, Clássicos e 1300 realizaram hoje duas corridas cada, a contar para a quinta e última jornada. Para não destoar das rondas anteriores, quem se deslocou ao Autódromo do Estoril foi brindado com um belo espetáculo de manhã e à tarde.
João Braga vence Corrida 1
e José Fafiães impõe-se na Corrida 2
Na Corrida 1 do Campeonato de Portugal de Velocidade 1300 (CPV 1300), Luís Mendes (Citroën AX Sport), que arrancou da segunda posição, assumiu a liderança, com João Braga (Datsun 1200), Carlos Cruz (Datsun 1200) e Jorge Marques (Toyota Starlet 1300 S) a tentarem contrariar o piloto de Felgueiras. João Braga conseguiu isso mesmo à passagem da terceira volta e, na seguinte, foi a vez de Pedro Barbosa (Datsun 1200) – que largou do quinto posto – a assumir o comando, tendo João Braga e Luís Mendes como principais opositores. A quatro voltas para o final, a luta pela vitória passou a ser mais intensa entre João Braga e Pedro Barbosa, tendo o primeiro acabado por levar a melhor, praticamente em cima da linha de meta, por escassos 0,231s!
Uma vitória importante para João Braga na luta pelo título, ganhando ainda mais relevo se tivermos em conta a falta de sorte de José Fafiães (Datsun 1200), líder do campeonato à partida para o Estoril, que foi forçado a abandonar à passagem da sétima volta.
Luís Mendes completou o pódio e venceu na categoria Legends, Carlos Cruz e Jorge Marques fecharam o top-5. David Vieira (Fiat Punto 85) triunfou no Desafio ANPAC, Abel Marques nos Legends 1000 com o Autobianchi A 112 e Miguel Barata (Datsun 1000) venceu nos H71-1000.
Na Corrida 2, Luís Mendes arrancou melhor e esteve na liderança até à passagem da sétima volta, altura em que João Braga passou para o comando e a partir daí contou com um novo adversário, nomeadamente José Fafiães, que largou da 19.ª posição. O duelo manteve-se até à bandeira xadrez, com Fafiães a revelar-se mais forte e a superar João Braga por 0,419s.
Luís Mendes garantiu a terceira posição e venceu nos Legends, enquanto Jorge Marques e Carlos Cruz encerraram o top-5. Tiago Silva triunfou no Desafio ANPAC após luta intensa com David Vieira, Abel Marques venceu nos Legends 1000 e Veloso Amaral nos H71-1000.
Paulo Sousa garante duas vitórias no CPV Legends
e Luís Barros e Francisco Gonçalves triunfam no Super Trophy
No Campeonato de Portugal de Velocidade Legends, a Corrida 1 foi verdadeiramente emocionante até final, tendo como principais protagonistas Luís Barros (Ford Escort RS 500) e Francisco Gonçalves (Lotus Elise). Os últimos oito minutos foram ainda mais intensos, mas Luís Barros conseguiu resistir às investidas de Francisco Gonçalves e saiu vitorioso na categoria Super Trophy, com o piloto do Lotus Elise a terminar logo a seguir, com uma desvantagem de apenas 0,480s e a vencer na categoria Super Extra.
Paulo Sousa (BMW E36 M3) garantiu ‘tranquilamente’ a terceira posição e venceu no campeonato dos Legends e nos L99, enquanto Luís Liberal (BMW M3) e Marcos Oliveira (Westerfield) deram igualmente um bom espetáculo na luta pelo top-5, com o primeiro a levar melhor e a vencer nos L90. André Monteiro (Citroën Saxo VTS) venceu na categoria L99-1600, José Almeida (Honda Integra Type R) triunfou nos L99-2000, Francisco Viola (Honda Civic Type R Atomic) impôs-se no Troféu Atomic, João Paulo Matos (Nissan 350 Z) saiu vitorioso nos Super Extra e Horts Baptista (Renault 5 GT Turbo) na categoria Trophy.
Na Corrida 2, Francisco Gonçalves e Paulo Sousa assumiram as primeiras posições e travaram um duelo até à passagem da quinta volta. A partir daí, o piloto do Lotus Elise impôs um andamento cada vez mais forte que lhe permitiu bater toda a concorrência de forma expressiva e vencer na categoria Super Extra. Paulo Sousa conservou o segundo lugar e a vitória no campeonato dos Legends. Mais atrás, Luís Liberal e Paulo Vieira proporcionaram um bom espetáculo até à bandeira xadrez, levando a melhor o primeiro por menos de 0,2s – e a vitória entre os L90 –, sendo Paulo Vieira um meritório quarto classificado, enquanto Ricardo Macedo (Volvo 850 R) encerrou o top-5 e venceu nos Super Trophy. André Monteiro voltou a triunfar nos L99-1600, assim como José Almeida nos L99-2000, Francisco Viola no Troféu Atomic. Desta vez, Luís Império (BMW 320 IS) ganhou na categoria Trophy.
Joaquim Jorge e João Macedo e Silva
partilham vitórias nos CPV Clássicos
Na Corrida 1 do Campeonato de Portugal de Velocidade Clássicos, Joaquim Jorge (Ford Escort RS 1600) fez um bom arranque e conseguiu construir uma vantagem que lhe permitiu rodar destacado na primeira posição. Mas à oitava volta, Rui Costa (Ford Escort RS 1600) surgiu na traseira do carro de Joaquim Jorge e deu uma enorme luta, que só culminou quando faltava 1m55s para o final, altura em que um despiste de outro piloto obrigou à amostragem da bandeira vermelha, que se transformou em xadrez, dado que a corrida já ultrapassava os 75% do tempo previsto. Vitória, portanto, para Joaquim Jorge.
Um pouco mais atrás, outro duelo interessante pela terceira posição entre João Cruz (Ford Escort RS 1600) e José Francisco Mora (Ford Escort MK2), com o primeiro a levar a melhor e a vencer no Grupo 5, enquanto Mora triunfava nos H81. Ricardo Pereira (Ford Escort RS 2000) venceu o Grupo 1.
Na Corrida 2, Rui Costa foi o mais bem-sucedido na partida e tirou o melhor proveito para liderar até à sexta volta, altura em que João Macedo e Silva (Porsche 911 RSR) – que arrancou da 14.ª posição – assumiu o comando e não mais o largou, vencendo com uma expressiva vantagem para o segundo classificado, nomeadamente Rui Costa. Joaquim Jorge foi um tranquilo terceiro classificado e a luta pela quarta posição foi bem interessante, tendo João Cruz levado a melhor e ganho novamente no Grupo 5, enquanto José Francisco Mora terminou logo a seguir no top-5 e triunfou de novo nos H81. Desta vez, foi Rui Azevedo (Ford Escort Rs 2000) quem venceu no Grupo 1.