Rodrigues (Audi) e Niskanen (Mercedes) os senhores da “pole position”

Jorge Rodrigues (Audi R8 LMS GT4) e Elias Niskanen (Mercedes-AMG GT4) conquistaram, na tarde desta sexta-feira, a “pole position” para as duas corridas que vão decidir, sábado e domingo, a atribuição dos títulos de campeão no fecho da época do Campeonato de Portugal de Velocidade (CPV) e do Supercars Endurance (SE), no Autódromo do Estoril. Foram duas sessões de qualificação discutidas ao décimo de segundo, a deixarem antever para o fim de semana despiques emocionantes pela discussão dos primeiros lugares.

Na primeira qualificação, Jorge Rodrigues, piloto da Veloso Motorsport, desalojou Bruno Pires (Porsche 911 Cup), líder destacado, face a Álvaro Ramos (McLaren 570S GT4), da classe GTC, do primeiro lugar da grelha mesmo nos últimos instantes da sessão, num despique que envolveu também Manuel Gião (Mercedes-AMG GT4) e no qual entrou, também, José Correia (Mercedes-AMG GT4). Rodrigues foi o único a chegar ao segundo 41, deixando boas indicações quanto ao potencial do Audi nesta final de temporada. Na classe GT4 Pro, Gião esteve claramente em vantagem face aos espanhóis da SMC Motorsport, Guillermo Aso e Fernando Navarrete, nos McLaren 570S GT4, seus rivais na discussão do título, enquanto entre os pretendentes ao ceptro da GT4 Bronze Francisco Carvalho, no McLaren 570S GT4 da Araújo Competição deixou o lituano Andrius Zemaitis (Porsche Cayman GT4) a uma diferença considerável. O mesmo sucedeu, aliás, entre os TCR, com Daniel Teixeira (CUPRA TCR) a superiorizar-se a Luís Silva (Hyundai Elantra N TCR).

Nos últimos instantes da segunda qualificação, o finlandês Elias Niskanen (Mercedes-AMG GT4), da Lema Racing, fixou o melhor tempo e arrebatou a “pole”. Leandro Ribeiro, que partilha o McLaren 570S GT4 da Araújo Competição com Álvaro Ramos, esteve durante alguns minutos na posse do melhor tempo, acabando em terceiro, mas manteve, por 30 décimo de segundo, o primeiro lugar da classe GTC face a Fábio Mota, que colocou de novo o Porsche 911 Cup da Fabela Sport no topo da lista de melhores tempos.

 À semelhança do seu colega Gião, Niskanen foi claramente mais veloz que os rivais espanhóis dos McLaren 570S GT4, Tomás Pintos e Gonzalo de Andrés, o mesmo sucedendo, no que respeita a candidatos ao título na classe GT4 Bronze, com Miguel Cristóvão, no McLaren 570S da Araújo Competição, em relação a Andrius Zemaitis (Porsche Cayman GT4). Na classe TCR, Daniel Teixeira (CUPRA TCR), dada a ausência de António Coimbra, que por motivos profissionais, não efetuou a qualificação e partir de último para a corrida de domingo, assegurou tranquilamente primeiro lugar, muito embora não conseguisse, como desejava, um lugar mais à frente na grelha “devido ao intenso tráfego na pista”.

 

QUALIFICAÇÃO 1 (oficial)

1º, Jorge Rodrigues (Veloso Motorsport/Audi R8 LMS GT4/GT4 Bronze), 1.41.982

2º, Bruno Pires (Fabela Sports/Porsche 911 Cup/GTC), 1.42.072

3º, Manuel Gião (Lema Racing/Mercedes-AMG GT4/GT4 Pro), 1.42.082

4º, José Correia (JC Group Racing/Mercedes-AMG GT4/GT4 Bronze), 1.42.544

5º, Francisco Carvalho (Araújo Competição/McLaren 570S GT4/GT4 Bronze), 1.43.103

6º, Guillermo Aso (SMC Motorsport/McLaren 570S GT4/GT4 Pro), 1.43.773

7º, Daniel Teixeira (JT59 Racing Team/CUPRA TCR/TCR), 1.43.847

8º, Fernando Navarrete (SMC Motorsport/McLaren 570S GT4/GT4 Pro), 1.44.117

9º, Luís Silva (Sports & You/Hyundai Elantra N TCR/TCR), 1.44.402