WallUp WoodLab (PRO) e Razão Automóvel (AM) alcançam títulos no Troféu C1 Learn & Drive Mini-Endurance 2022

Competitividade e emoção em pista assinalam derradeira jornada do ano do Troféu C1 Learn & Drive
 
- Slow Motion e Bugaparts Motorsport estreiam-se a vencer na AM 

- Tzi Designs Racing Team assina vitórias na PRO nas duas corridas do fim de semana 
 

O Troféu C1 Learn & Drive, competição icónica organizada pela Motor Sponsor e que reúne em pista os emocionantes e irreverentes C1, rumou ao mítico Circuito do Estoril, no último fim de semana, para a decisão dos títulos das classes PRO e AM do Troféu Mini-Endurance, numa empolgante jornada ao cronómetro onde a competitividade e o bom ambiente foram protagonistas maiores.
 
Um fim de semana em que a competição, que integrou o cartaz do Estoril Racing Tribute | Armando Pinto, com organização a cargo da P21 Motorsport, reservou aos concorrentes duas disputadas corridas de 50M, a par de uma sessão de treinos cronometrados com igual duração. Presentes, duas dezenas de C1 centravam em si os holofotes, no evento que se assumia como o derradeiro da época e que todos procuravam vencer.
 
Um frenético desfecho de temporada que teve nos treinos cronometrados o primeiro momento em pista, com o C1 nº 33 da Tzi Designs Racing Team a rubricar o melhor tempo na PRO, e de todo o plantel, num feito replicado pela Casiraghi Cars 88, com o C1 nº 88, na AM. Uma sessão muito disputada, que ampliaria a expectativa para as corridas, com apenas 0.912s a separarem as sete melhores marcas.
 
Na corrida 1, o fantástico pelotão do Troféu C1 Learn & Drive Mini-Endurance responderia com um fervoroso arranque ‘à chamada’ do sinal verde. Uma corrida que fechou o programa de sábado e que por essa razão se revelou de enorme exigência para os plantéis PRO e AM, ao terminar já sob noite cerrada, com os C1 a darem um colorido muito especial ao Circuito do Estoril, num evento marcado pela emoção e competitividade da primeira à última volta. Uma corrida em que Tzi Designs Racing Team e a Casiraghi Cars 88, embora de classes diferentes, foram protagonistas de um disputado e salutar duelo na frente, cortando a meta no primeiro lugar da PRO e AM, respetivamente.
 
Na PRO, o triunfo sorriria assim à Tzi Designs Racing Team, de Afonso Cidrais e Carlos Rodrigues, dupla que deu a melhor resposta em prova ao andamento demonstrado nos treinos cronometrados: “Foi uma corrida em que estivemos sempre em disputa com o C1 nº 88, eles estavam ligeiramente mais rápidos e acabámos também por perder algum tempo na troca de pilotos. Mas como estávamos em classes distintas, acabámos por nos centrar na nossa corrida, gerir a vantagem até final e vencemos.” A segunda posição foi alcançada pela Torres Racing Team, de Pedro Perino e João Ventura, com o C1 nº 3, num pódio fechado pelo C1 nº 44 da Team NB Klima, formada por Paulo Ribeiro e Pompeu Simões, que alcançou a terceira posição.
 
Na AM, a Casiraghi Cars 88 seria a primeira estrutura a cruzar a meta, seguida do C1 nº 29 da Slow Motion e do C1 nº 17 da Bugaparts Motorsport. No entanto, a Casiraghi Cars 88 acabaria por ser penalizada pelo Colégio de Comissários Desportivos com um stop & go por incumprimento dos tempos de condução e a Bugaparts Motorsport com um drive-through por pisar a linha branca à saída do pit lane. Um contexto que colocaria a Slow Motion no topo da tabela classificativa, com a equipa de Eduardo Rodrigues e Tiago Amorim, ao volante do C1 nº 29, a alcançar a primeira vitória da época no troféu: Temos ambos ritmo, já alguma experiência no Circuito do Estoril e não tivemos nenhum toque. Correu-nos tudo bem e estamos contentes por termos chegado ao primeiro lugar. Uma palavra também para a nossa equipa, a Gianfranco Motorsport, que fez um trabalho fantástico.
 
Ao segundo posto ascenderia o C1 nº 81 da Razão Automóvel. Um resultado que permitiu à equipa automaticamente sagrar-se vencedora do Troféu C1 Learn & Drive Mini-Endurance 2022 na classe AM, título que juntou à já assegurada conquista do Troféu Endurance. Um feito que os pilotos Diogo Teixeira e Guilherme Costa sublinham: “Foi um ano espetacular, no qual conseguimos alcançar as duas vitórias no Troféu Mini-Endurance, à qual somamos a vitória nas 24H C1 Portimão do Troféu Endurance. Para esta prova, viemos a pensar nas contas do troféu e mais focados em gerir do que propriamente em atacar, e o resultado está à vista, uma dobradinha para a Razão Automóvel este ano.” Uma corrida 1 em que a Central Mensageiro 88, de Pedro Alface e Rui Simões, com o C1 nº 8, terminaria na terceira posição da AM, alcançando o primeiro pódio da época no troféu. Estavam assim ‘dadas’ as primeiras cartas de uma jornada que teria ainda muita ação por revelar em pista.
 
Na corrida 2, de domingo, a comitiva de 20 C1 voltaria ao traçado luso para a corrida que faria cair o pano sobre a época de 2022 do Troféu C1 Learn & Drive Mini-Endurance e que fechava o programa de competições do fim de semana, numa jornada que terminaria ao cair da noite, desta vez com o desafio extra da chuva que se fez sentir no traçado do Estoril.
 
Uma prova onde as lutas na discussão de posições seriam uma vez mais uma constante ao longo dos 50M de corrida, com o protagonismo na frente a ser assumido pela Tzi Designs Racing Team, equipa que daria continuidade ao registo evidenciado ao longo de todo o fim de semana, carimbando o segundo triunfo da jornada na PRO e uma estreia ao melhor nível no Troféu Mini-Endurance, após a conquista do título do Troféu Endurance, embora com outra formação de pilotos. Um desempenho que os pilotos do C1 nº 33, Afonso Cidrais e Carlos Rodrigues, resumem: “A corrida foi muito engraçada, com a chuva a revelar-se um condimento especial. Mas correu-nos tudo bem, soubemos gerir a primeira posição e vencer. Estamos, por isso, naturalmente muito satisfeitos.”
 
Já a WallUp WoodLab, com o C1 nº 330, assinou um segundo lugar na classe com sabor a vitória. A formação composta por Jorge Passanha, Pedro Antunes e Gonçalo Gaivão, que havia chegado ao Circuito do Estoril na liderança partilhada da classe juntamente com a Manahu Care – Gianfranco Motorsport, conquistou o título do Troféu C1 Learn & Drive Mini-Endurance 2022 na classe PRO após a segunda posição alcançada na corrida 2: Esta era a corrida onde se decidia o título no troféu e graças a Deus que veio a chuva, que era aquilo que queríamos. Um agradecimento muito especial a toda a nossa equipa, sempre à altura e com total dedicação em todas as provas, o que é muito importante. Muito obrigado também à organização por tudo.Uma corrida 2 em que o pódio na PRO foi fechado pelo C1 nº 248 da T3 Racing, de Pedro Alves e Francisco Araújo, estrutura que fez a estreia absoluta no troféu nesta jornada.
 
Uma corrida 2 igualmente disputada na classe AM, com o C1 nº 17 da Bugaparts Motorsport, de Rui Nunes e Samuel Eufrásia, a terminar na primeira posição. “A vitória era algo que já ambicionávamos e a chuva também acabou por ajudar. Estamos todos muito contentes e este resultado é a forma de fechar com chave de ouro este ano de 2022.” Um pódio formado pela Casiraghi Cars 88, de João Silvestre e João Simões, e pela Slow Motion, de Eduardo Rodrigues e Tiago Amorim, segunda e terceira classificadas, respetivamente.
                                                    
Um fecho de época ao melhor nível, conforme o responsável máximo da Motor Sponsor, André Marques, sublinha: “Encerrámos a quarta época do troféu e quero deixar um obrigado a todos os pilotos e equipas que têm estado connosco e nos permitiram chegar aqui. Desde o seu início que a competição tem proporcionado corridas bastante competitivas e com grelhas cheias, a que se junta o muito tempo de pista. Só este ano os Troféus Endurance e Mini-Endurance garantiram um total de 39h50m ao cronómetro, numa época em que a competição recebeu 47 equipas e mais de 180 pilotos. Números que são um marco no desporto automóvel nacional. Ao mesmo tempo, e conforme anunciado, estamos já a trabalhar em 2023, sempre com o objetivo de inovar e fazer evoluir o troféu, para proporcionar a melhor experiência de competição a pilotos e equipas. Obrigado a todos e vemo-nos em 2023.”