“A Baja TT do Pinhal será de descoberta”
Já é conhecido o FIAT Fullback Proto com que Nuno Matos vai alinhar no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno. O piloto apresentou o seu projeto para a época de 2019 e revelou as cores da sua nova máquina num evento em Portalegre que contou com as presenças da Presidente da Câmara de Portalegre, Dra. Adelaide Teixeira, e com o Vereador do Desporto, Eng. Nuno Lacão. “Quero agradecer a todos os patrocinadores, amigos e adeptos, para mim isto é muito mais que as corridas e é graças e também por todos vocês que estou aqui. Espero que este seja o primeiro dia de uma longa jornada, porque este é um projeto para vários anos. Obrigado pela presença de todos”, referiu Nuno Matos, que terá novamente a seu lado Pedro Marcão.
Durante o fim de semana o piloto teve o primeiro contacto com o seu novo carro, num pequeno teste de cerca de 100 quilómetros na região de Portalegre. “Realizámos um teste sem problemas, mas também sem arriscar. O objetivo era perceber o potencial do carro. Fizemos apenas pequeníssimos ajustes ao nível da suspensão. O teste não foi longo, mas deu para perceber que o carro nos garante uma boa base de trabalho.”
Depois de vários anos ao volante de modelos com motorizações Diesel, além de um novo carro, o campeão nacional de 2016, Nuno Matos, tem também outro desafio pela frente, competir com um modelo com motorização a gasolina: “A entrega de potência só é feita de forma eficaz em altos regimes, e como venho de um carro com motor Diesel, tenho tendência a querer passar de caixa muito cedo, quando só o devo fazer com o motor mesmo a gritar”, brincou o piloto. “Ao princípio fez-me alguma confusão, mas é algo a que terei de me habituar e adaptar a minha condução.”
O piloto vai estrear o FIAT Fullback Proto já no próximo fim de semana, 23 e 24 de março, na Baja TT do Pinhal, que marca o arranque da época desportiva. “É uma prova que adoro, com um traçado exigente e sempre com muito público presente que muito nos acarinha. Já a venci em 2016, num momento muito importante, que foi de viragem e acabou com a conquista do título. Para este ano sofreu alterações, já não passamos por Oleiros e vamos para Vila Velha de Rodão. Segundo a organização, será mais rápida que nos últimos anos”, explicou o piloto.
Nuno Matos encara este primeiro desafio do ano como de descoberta: “O campeonato está muito competitivo, há muito boas equipas e carros, com pilotos que nos últimos anos têm estado sempre presentes. No nosso caso, é o regresso a tempo inteiro, por isso vamos ter de, prova a prova, entrar no ritmo e ver gradualmente onde nos posicionamos. Lutar pelas melhores posições é sempre um objetivo, mas a Baja TT do Pinhal irá servir acima de tudo para percebermos de que ponto partimos e conhecermos o carro. Será como começar de uma folha em branco.”
A prova beirã será o primeiro desafio da equipa, com Nuno Matos e Pedro Marcão a estrearem o FIAT Fullback Proto no Campeonato de Portugal de Todo-o-Terreno.