Vicente Capela sobe ao pódio na estreia no Campeonato da Andaluzia de Karting
Depois de já ter ganho corridas nos dois campeonatos nacionais que disputa (IAME e Rotax), Vicente Capela voltou a demonstrar o seu potencial na primeira experiência em Espanha, no passado fim de semana. Jovem piloto de Beja, de apenas 8 anos, descobriu o circuito de Campillos (Málaga) e conseguiu o 2.º lugar dos Rookies da categoria X30 Mini, entre mais de 30 concorrentes.
Estreante absoluto no Karting de competição em 2022, Vicente Capela tem sido apontado como uma das grandes revelações do Campeonato de Portugal de Karting Toyota e do Campeonato de Portugal Rotax, duas competições onde já subiu ao topo do pódio… depois de ter feito a sua primeira corrida em fevereiro!
No passado fim de semana, o promissor piloto alentejano teve a oportunidade de descobrir o Karting espanhol, através do Campeonato da Andaluzia de Karting, que teve a segunda jornada da época na pista de Campillos, nos arredores de Málaga. A competição regional teve uma das maiores grelhas de sempre da sua história, com mais de 100 pilotos nas diferentes categorias e nada menos de 33 concorrentes na X30 Mini, onde Vicente Capela estava integrado. A competir numa grelha onde estavam algumas das maiores promessas espanholas da sua geração, como o atual vice-campeão do Mundo Rotax, Miguel Gayoso, ou pilotos que habitualmente disputam o prestigiado WSK (World Series Karting), como Javier Broasca ou Alex Martínez, Vicente Capela concentrou-se em aprender da melhor forma os segredos da pista de Campillos e revelou uma rápida adaptação à categoria.
Foi 2.º classificado dos Rookies (estreantes) na classificação conjunta da Final 1 e Final 2, e depois foi novamente 2.º classificado na Final 3, subindo assim ao pódio na sua estreia absoluta no Karting espanhol.
“Gostei muito desta experiência”, afirmou Vicente Capela no final. “Era tudo novo para mim, desde o campeonato, a pista, a equipa, os adversários... Felizmente correu tudo muito bem e consegui subir ao pódio! Quero agradecer aos meus treinadores, Rita Teixeira e Nuno Malpão, que apesar de não poderem estar presentes me deram todo o apoio à distância, e à equipa Parolin España, que me acolheu”, referiu o jovem piloto de apenas 8 anos.
Vicente Capela vai agora preparar o regresso ao Campeonato de Portugal de Karting Toyota, que prossegue no Kartódromo de Baltar, nos dias 2 e 3 de julho.