CITROËN VODAFONE TEAM E JOSÉ PEDRO FONTES QUEREM VENCER E CONQUISTAR O VICE-CAMPEONATO DE 2022

O Rali Vidreiro é a oitava e derradeira prova pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis (CPR) 2022 e vai contar com a presença do Citroen Vodafone Team. Realizado em pisos de asfalto, o rali vai para a estrada nos dias 7 e 8 de outubro na zona da Marinha Grande. É uma prova que o bicampeão de Portugal de Ralis, José Pedro Fontes, venceu, na companhia de Inês Ponte, em 2014, 2016 e 2019, em Citroën. O piloto do Citroen Vodafone Team venceu, também, a edição 2010 da prova organizada pelo Clube Automóvel da Marinha Grande.

Após a vitória entre os concorrentes do Campeonato de Portugal de Ralis no Rali Vinho Madeira, José Pedro Fontes e Inês Ponte enfrentaram o Rali da Água – Alto Tâmega com vívidas espectativas de ainda discutir o título de 2022, apesar da dificuldade dessa tarefa. Infelizmente, o excelente andamento evidenciado pelo piloto do Citroen C3 Rally2 no asfalto de Chaves não foi recompensado.

Quando estavam na luta pela vitória, José Pedro Fontes e Inês Ponte foram surpreendidos por um furo que os atirou para um injusto sexto posto final. Contas feitas, e apesar deste contratempo, a dupla do Citroen Vodafone Team ascendeu ao segundo lugar do campeonato, posição que deseja consolidar nesta derradeira prova do CPR.

O Rali Vidreiro – Centro de Portugal Marinha Grande é uma prova com 107,30 km de provas especiais de classificação e um total de 251,99 quilómetros de ligações. Este é um rali clássico no calendário do CPR disputado em estradas rápidas e exigentes na zona de São Pedro de Moel, Marinha Grande e Alvaiázere.

José Pedro Fontes na antevisão da prova, lembra que “está é uma prova exigente, mas que dá muito prazer disputar. Como lembrei no início da fase de asfalto do campeonato, iriamos atacar neste tipo de piso e lutar pelo campeonato. O segundo lugar em Castelo Branco e a vitória, no CPR, na Madeira deram-nos uma injeção de confiança que não ficou abalada com o azar sofrido no Rali da Água - Alto Tâmega. O furo que nos retirou uma possível vitória, inviabilizou a continuação da luta pelo título, mas no Rali Vidreiro temos a oportunidade de conquistar o vice-campeonato. Naturalmente que com o palmarés que eu e a Inês (Ponte) temos no Rali Vidreiro somos candidatos à vitória e fechar com chave de ouro um campeonato onde com um pouco mais de sorte poderia ter-nos sorrido.”  Portanto, o objetivo do bicampeão de Portugal de Ralis é simples. “Claramente, quero a quinta vitória no Rali Vidreiro (quarta com a Inês) e conquistar o vice-campeonato de 2022.”

Para além do envolvimento direto da Citroën e da Vodafone, como patrocinador principal, são parceiros deste projeto de ralis as marcas ExpressGlass, Pirelli e Quartz. Em termos de preparação, o C3 Rally2 conta com o know-how especializado dos técnicos da Sports & You.

 

O RALI VIDREIRO – CENTRO DE PORTUGAL - MARINHA GRANDE  EM RESUMO*

Oitava prova do CPR 2022, o Rali Vidreiro – Centro de Portugal – Marinha Grande é também pontuável para o Campeonato de Portugal de 2RM Ralis (CPR2 RM) e Campeonato de Portugal GT de Ralis (CPGTR), Campeonato de Portugal Júnior de Ralis (CPJR) e Campeonato de Portugal Clássicos de Ralis (CPCR), Campeonato Promo de Ralis (CProR), Campeonato FPAK Júnior Team (FPAK JT) e Toyota Gazoo Racing Iberian Cup. A prova está dividida em dois dias, sexta-feira e sábado (7 e 8 de outubro), com uma estrutura de 2 Etapas, 6 seções e 9 Especiais (2 classificativas percorridas por duas vezes, 1 classificativa percorrida por três vezes mais uma Super Especial) que representam 107,30 km cronometrados, num percurso total de 359,29 km.

Com quartel-general no Estádio Municipal da Marinha Grande, a secção pré-competitiva deste rali decorre na sexta-feira com os Treinos Livres (08h30 às 09h30), Qualifying Stage (10h00 às 11h00) – que permitirá definir a ordem de partidae Shakedown (11h00 às 12h00), tudo tendo como palco um troço com 3,57 km em São Pedro de Moel.

O rali estará na estrada a partir das 16h00 de sexta-feira, para cumprir a passagem pelo troço de São Pedro de Moel (14,59 km) terminando a 1ª Etapa e a 1ª Secção da prova com a Super Especial (1,58 km), na Marinha Grande a partir das 20h00.

Haverá um reagrupamento (19h20) após a primeira especial e antes da Super Especial na Marinha Grande, com três Zonas de Reabastecimento, passagem pelo Parque de Assistências (16h00/19h20/20h09) e entrada em Parque Fechado (21h00) ambos localizados no Estádio Municipal da Marinha Grande.

A 2ª Etapa (sábado) inicia-se às 07h00 com dupla passagem por Maças D. Maria (12,97 km; 09h00 e 11h00), Alvaiázere (13,00 km; 09h40 e 11h40), São Pedro de Moel (14,59 km; 14h55 e 17h00), sendo a segunda passagem por este troço a “Power Stage”. Pelo meio disputar-se-á a única passagem pela classificativa Amor (10,01 km; 15h35), antes da “Power Stage”.

Haverá reagrupamentos após a 3ª (10h10), 4º (13h25) e 5ª secções (16h32), este antes da “Power Stage”, no Estádio Municipal da Marinha Grande e Mercado de Alvaiázere. Os concorrentes passam por quatro Zonas de Reabastecimento, um Parque de Assistência Remoto (Alvaiázere – 10h25) e pelo Parque de Assistências (Estádio Municipal da Marinha Grande – 13h55 e 17h50) antes da entrada em Parque Fechado (18h00) localizado na Estádio Municipal da Marinha Grande. A cerimónia de pódio e entrega de prémios será realizado na Praça Stephens na Marinha Grande.