Catorze 208 Rally4 em confronto na segunda jornada da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2022
Depois de um Rally Serras de Fafe repleto de emoção, onde Óscar Palomo / ‘Xavi’ Moreno conseguiram a vitória na jornada inaugural da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2022, a Temporada 5 prossegue este fim de semana na região de Viseu, com o Rali de Mortágua, que se espera igualmente competitivo.
Serão, neste segundo rali em pisos de terra da época, 14 as duplas que se perfilam para lutar pela vitória, com as batalhas a fazerem-se na dupla ronda por 4 troços – Super-Especial (2,20 km), Mortágua (7,75 km), Laceiras 13,08 km) e Aguieira (19,09 km) – num percurso cronometrado de 84,24 quilómetros.
Na prova organizada pelo Clube Automóvel do Centro (CAC) estarão, não só os vencedores da jornada de Fafe, como todos os seus principais adversários candidatos aos títulos de 2022. Além da Copa, os competitivos PEUGEOT 208 Rally4 poderão ter também uma palavra a dizer em termos de classificação geral do rali, pois o grosso do pelotão presente é constituído por viaturas de 2 Rodas Motrizes.
Suportando a transição energética da marca PEUGEOT e sublinhando o seu compromisso para com o desporto automóvel, esta segunda prova da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2022, iniciativa coorganizada pela PEUGEOT Portugal e PEUGEOT Espanha, com o apoio da Sports & You, irá contar com um e-208 100% elétrico como “Carro de Segurança”, em apoio à organização, abrindo os troços antes da passagem dos concorrentes.
ÓSCAR PALOMO APOSTADO EM ALCANÇAR A SEGUNDA VITÓRIA DO ANO
Andres Marieyhara, Delbín Garcia, Diego Ruiloba, Ernesto Cunha, Gonçalo Fernandes, lago Gabeiras, José Loureiro, Luis Morais, Paulo Roque, Pedro Antunes, Ricardo Sousa, Roberto Blach e Santiago Garcia. São estes os pilotos que pretendem alcançar em Mortágua o que Óscar Palomo conseguiu em Fafe: a vitória entre os concorrentes da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA.
Aos comandos dos competitivos PEUGEOT 208 Rally4, todos têm pela frente um rali muito exigente, em pisos de terra, apostando não só nas suas próprias competências ao volante, como também nas características de robustez e fiabilidade demonstradas pela proposta desenvolvida pela PEUGEOT Sport para as múltiplas copas que se correm um pouco por todo o mundo com este modelo.
Vários exemplares defrontam-se, com regularidade, em Portugal e Espanha, nos seis ralis que compõem a competição coorganizada pela PEUGEOT Portugal e pela PEUGEOT Espanha, com o apoio logístico da estrutura da Sports & You. Neste fim de semana que se aproxima estarão, assim, 14 deles a lutar pela vitória em Mortágua, contando a bordo com um grupo muito heterogéneo de pilotos e navegadores, entre nomes de créditos firmados e jovens esperanças dos ralis, de ambos os lados da fronteira, mas também do Uruguai, nacionalidade de um dos condutores.
Todos estarão em luta, não só pelos prémios monetários e em material que voltam a estar em jogo nesta prova, mas tendo o foco principal no Grande Prémio Final, a atribuir no final da Temporada 5 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA, nada menos do que uma temporada em 2023 aos comandos de uma viatura da Stellantis Motorsport, divisão de competição do grupo industrial automóvel, num dos campeonatos de Portugal ou de Espanha.
OITO TROÇOS E 84,24 QUILÓMETROS CRONOMETRADOS
Para isso irá contribuir o número de pontos que vierem a somar neste Rali de Mortágua, prova que se corre entre o final da manhã e a noite desta sexta-feira e grande parte do dia de sábado (29 e 30 de abril), rali de percurso compacto (162,79 quilómetros), sendo a doer os 84,24 quilómetros cronometrados, correspondentes à dupla ronda pelos troços de Mortágua (7,75 km), Laceiras 13,08 km) e Aguieira (19,09 km), todos no sábado, a que se junta uma Super-Especial (2,20 km), também percorrida por duas vezes, na noite do primeiro dia.
Destacando-se por ser uma das três jornadas portuguesas da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2022 (as restantes três correr-se-ão em Espanha), bem como por ser apenas pontuável para o Campeonato de Portugal de Ralis – 2RM, a prova do Clube Automóvel do Centro (CAC) poderá, assim, permitir que os 208 Rally4 assumam posições bastante significativas dentro do top-10 final, quiçá podendo até discutir um lugar no pódio do rali à geral.
Acrescente-se que a prova tem início e termina na frente à Câmara Municipal de Mortágua, tendo o seu centro nevrálgico no Centro Educativo e o Parque de Assistência na Expo. Antes da saída para a estrada do rali, cumprem-se, ao fim da manhã de sexta-feira, num troço na região de Gândara, os treinos livres, o Qualifying que definirá a ordem de saída para a estrada e o Shakedown.