Hites supera Moss na espetacular 1ª corrida do International GT Open!

Após uma animada sessão de qualificação, o International GT Open arrancou a temporada 2022 no
Circuito do Estoril da melhor maneira possível. O público presente no paddock e nas bancadas — e
naturalmente todos que acompanharam a transmissão televisiva — foram presenteados com uma
grande primeira corrida do fim de semana. Esta, por sua vez, voltou a enfatizar os argumentos que
fazem da competição promovida pela GT Sport um sucesso com 17 temporadas a comprová-lo.

Com 19 carros na grelha de partida e uma alteração de peso com a penalização do McLaren 720s de
Joe Osborne/Nick Moss (realizou o 2º melhor tempo nos cronometrados, mas largou da 4ª posição), a
corrida de 70 minutos arrancou sob um sol abrasador. Temperatura que acompanhou as emoções dos
pilotos ou não tivesse a corrida sido interrompida quando apenas havia decorrido uma volta.
Um acidente em cadeia provocado pelo toque do Mercedes AMG de Steve Jans/Sebastien Baud no
Lamborghini Huracán de Alex Frassineti/Giuseppe Cipriani provocou o abandono destes pilotos e
simultaneamente os de Kiki Sak Nana/Adam Osieka, Stephen Earle/Erwin Zanotti e Stanislaw
Jedlinski/Krystian Korzeniowski.

No reatar da corrida após bandeira vermelha e entrada do safety-car, e num momento em que um
endiabrado Joe Osborne havia já recuperado a 2ª posição, assistiu-se a um confronto espetacular entre
o piloto britânico e o italiano David Fumanelli, autor da pole-position e líder da classe Pro-Am.
Os pilotos da Kessel Racing (Fumanelli) e da Optimum Motorsport (Osborne) ocuparam as duas
primeiras posições da geral até à paragem obrigatória nas boxes, momento em que a estratégia do
Lamborghini nº 63 inscrito pela Oregon Team surtiu efeito.

O primeiro a parar na classe, com Benjamin Hites a assumir o volante até aqui ocupado pelo 3º
classificado Leonardo Pulcini, o Huracán multicolorido do Team Oregon subiu ao 2º posto quando a
Kessel Racing optou por fazer o mesmo com Fumanelli, que por sua vez entregou o Ferrari 488 GT3 ao
piloto AM Murat Rahi Cuhudaroglu. A equipa #63 aproveitou depois o tempo perdido por Nick Moss,
quando este procurava dobrar um concorrente com o seu McLaren, para se colar ao líder.
A partir daqui, assistiu-se a uma espetacular batalha entre estes dois pilotos, interrompida a sete
minutos da conclusão da prova — momento em que Hites surpreendeu Moss ao posicionar-se por
dentro na curva VIP. O rival acabou por alargar demasiado a trajetória, caindo na zona suja da pista, e
finalmente na gravilha, perdendo com isso 4,5s e o 1º lugar. Mérito do piloto chileno, que nunca
desistiu e aproveitou a sua oportunidade.

No 3º posto da geral e na classe encontramos o outro Lamborghini da Oregon Team, conduzido por
Kevin Gilardoni (revelou sérias dificuldades para se desenvencilhar de um combativo Martin Konrad,
piloto da categoria Am, na primeira metade da corrida) e Glenn Van Berlo.

Na classe Pro-Am, presenciou-se igualmente uma interessantíssima disputa entre diversos pilotos na
primeira metade da corrida. Martin Konrad susteve como pode os adversários, mas levou longe demais
os seus esforços de proteger a 6ª posição da geral de Kevin Gilardoni. Quando finalmente foi
ultrapassado pelo italiano na chicane, o austríaco não teve argumentos para contrariar o oportunista
Charles Hollings. O último a parar na classe Am, o Mercedes AMG GT3 da Mann Filter Team Landgraf
acabaria por ficar arredado da prova após a sua paragem obrigatória, resultando numa corrida para
esquecer para Alexander Hrachowina, que acabou por realizar apenas uma volta.


Quem ganhou com tudo isto foi o carro #18 da Theeba Motorsport. Ao parar mais cedo, colocou o
piloto Pro Adam Christodoulou numa excelente posição para recuperar lugares contra adversários com
menor experiência. Colega de equipa de Reema Juffali, o piloto britânico realizou uma excelente
recuperação a partir dos lugares do fim da tabela, garantindo a vitória na frente de Roman
Ziemian/Axcil Jefferies e Marcin Jedlinski/Karol Basz, cujo Audi R8 GT3 foi inscrito à última hora.
Seguiram-se Bernhard Laber/Alain Valente, Yannick Mettler/Dexter Müller, Moritz Kranz/Janine
Shoffner e David Fumanelli/Murat Ruhi Cuhadaroglu.


Na classe Am, triunfo para Charles Hollings/Omar Jackson, na frente de Jamie Stanley/Laurent De
Meeus.


Euroformula Open: triunfo de Mansell e recuperação de Goethe
Depois de ter dominado os treinos cronometrados e a qualificação, Oliver Goethe não aproveitou a
melhor posição de partida no arranque para a Corrida 1. O piloto falhou a saída e acabou mesmo por
fazer um pião no decorrer da 1ª volta, interrompida depois de um toque entre dois colegas de equipa
da Van Amersfoort Racing: o rookie dinamarquês Sebastian Ogaard e o romeno Filip Ugran, com este
último a ficar preso na gravilha quando procurava chegar ao 2º lugar.


Caindo igualmente muitas posições, Josh Mason aproveitou a entrada do safety-car para recuperar o
tempo perdido na cauda do pelotão. Quem também beneficiou com este episódio foi Vladislav Lomko:
o piloto francês capitalizou no regresso da bandeira verde para se colocar na 2ª posição e nunca mais
o largou até ao fim da prova, terminando igualmente esta primeira corrida do fim de semana com o
troféu de melhor rookie.


Mais atrás, também Frederik Lubin surpreendeu Sebastian Ogaard no reatar da prova. Mas o rookie
demonstrou uma enorme combatividade e não descansou enquanto não recuperou o lugar. A revelar
melhor entrosamento com o carro e a equipa após uma qualificação longe dos seus pergaminhos e que
o levou a largar do último lugar da grelha, Alex Peroni estabeleceu-se primeiro no 5º posto e depois na
6ª posição. O piloto australiano não resistiu aos avanços de Oliver Goethe — a estrela do dia no que a
ultrapassagens diz respeito.


Recuperado do desaire do arranque, o pole-sitter foi somando posição atrás de posição, até
eventualmente esbarrar no compatriota Sebastian Ogaard. O confronto fantástico entre estes dois
pilotos acabou por ter como vencedor Goethe, que assim segurou o 3º lugar do pódio, atrás de Vladislav
Lomko e de um imperial Christian Mansell. Largando da 4ª posição da grelha, o australiano da Cryptotower Racing Team, que festejou uma saborosa dobradinha, saltou para o comando logo na 1ª
volta e festejou um triunfo sem oposição. Atrás deste trio, classificaram-se Sebastian Ogaard, Frederick
Lubin, Alex Peroni, Josh Mason, Nicola Marinangeli, Francesco Simonazzi, Nicolás Pino e Alex Garcia.
Com transmissão em direto nos canais de YouTube das duas séries, as derradeiras corridas do
Euroformula Open e do International GT Open decorrem, respetivamente, às 10:00, 13:30 e 15:00.
Todas as informações a respeito desta prova poderão ser consultadas em www.gtopen.net e
www.euroformulaopen.net. Já os resultados podem ser acompanhados em www.cronococa.com