Pedro Salvador regressou, “voou” e venceu na Rampa da Falperra
Foi total a supremacia que Salvador exerceu com a sua “barchetta” Silver Car CS, vencendo e convencendo em todas as subidas do fim-de-semana reservadas à competição reservada ao Campeonato de Portugal JC Group.
Uma palavra para a lista de participantes particular do Campeonato de Portugal de Montanha JC Group. 86 pilotos, distribuídos pelas diversas vertentes, marcam assim um recorde para a presente temporada que está a decorrer sob o signo da expansão para a modalidade.
E um nome sobressaiu por inteiro: Pedro Salvador.
Não é à toa que é considerado um dos melhores pilotos de montanha de sempre e, de cada vez que regressa à luta no CPM JC Group, traz consigo um talento extraordinário que o transforma num crónico candidato às vitórias.
Na Falperra, o piloto natural de Chaves rubricou o que gíria se intitula como “barba, cabelo e unhas”, ao levar a sua Silver Car CS à vitória na geral absoluta, sendo, de longe, o mais rápido nas seis subidas do programa e, logicamente, conquistando o tempo mais rápido, ao rodar na derradeira subida de prova em 1:53.895.
Numa prova em que o naipe de protótipos era alargado e de grande qualidade, a conquista da segunda posição absoluta seria alcançada por um rápido e eficaz Hélder Silva, na Osella PA2000 EVO2 PA.30. O Campeão nacional absoluto em título esteve sempre mais forte do que todos os restantes adversários e, como Salvador não está inscrito no campeonato, saiu de Braga com a pontuação máxima, o que o recoloca na coliderança, após as quatro provas já realizadas.
Carlos Vieira (Nova 03 GSXR 1000) voltou a competir na Montanha e de novo na Falperra. Desconhecendo a barchetta, foi aumentando paulatinamente de ritmo e logrou reclamar um lugar no pódio absoluto final.
Nas contas da Divisão Protótipos B, quarto triunfo da temporada para Nuno Guimarães (Silver Car S2), que voltou a suplantar um aguerrido Joaquim Rino (BRC BR49 EVO), segundo colocado.
Na Categoria GT assistimos a uma verdadeira “batalha de gigantes”.
Se no dia inicial José Silvino Pires impôs o seu mais potente Porsche 911 GT3 R, a manhã de domingo apareceu com a confirmação da ausência do bracarense no segundo dia de competição, deixando a discussão do triunfo entregue a um duo: Gabriela Correia e Vítor Pascoal.
Este chegava invicto à Falperra e foi mais rápido do que a “Princesa da Montanha” na subida de prova realizada no sábado.
Mas a talentosa jovem de Braga esteve imparável no domingo, impondo um ritmo infernal ao seu Mercedes AMG GT4 e sendo mais rápida do que o Porsche do seu oponente nas duas subidas de prova, conquistando com todo o mérito a sua primeira vitória desta época.
Pascoal terminou em segundo, um bom resultado operacional sobretudo pela recolha de pontos que o solidifica na liderança da tabela pontual dos GT.
Já o regressado Pedro Marques (Porsche 991 GT3 CUP) rubricou uma boa exibição, premiada com o terceiro posto final.
Nas lides competitivas da Categoria Turismo, a Falperra voltou a trazer de volta um Joaquim Teixeira verdadeiramente imperial.
O piloto transmontano do Cupra TCR construiu o seu justo triunfo na Categoria e, logicamente na Divisão T2, mercê sobretudo de uma subida inicial de prova fantástica, onde colocou os opositores a mais de 4 segundos.
No domingo geriu a vantagem e conquistou assim a segunda vitória da temporada, na frente de Luís Nunes (Skoda Fabia R5), que dominou a Divisão T1 e de <<<<<<pedro Silva (Audi RS3 LMS) que para além do pódio na categoria, foi 2º na Divisão 2.
Quanto às referidas divisões, Manuel Pereira (Mitsubishi Lancer EVO) e Pedro Marques (Subaru Impreza WRX) secundaram Luís Nunes na T1, enquanto Paulo Silva (Audi RS3 LMS) garantiu o 3º posto na T2.
Na Divisão Turismo 1, voltamos a assistir a um duelo incrível entre Bruno Carvalho (Citreon Saxo) e Parcídio Sumavielle (Renault Clio RS R3), com Carvalho a triunfar com apenas 1,4 segundos.
O regressado Carlos Silva (Renault Clio RS R3) assinou uma exibição de fino recorte, coroada com o 3º lugar final.
Luís Silva rubrica quarto triunfo da temporada
e continua imparável nos Legends
A 41ª Altice Rampa Internacional da Falperra transformou-se em mais um recital de condução do piloto do BMW M3 da Famaconcret que, prova após prova, esta a provar de forma ainda mais vincada esta época porque é conhecido pelo “Canhão de Famalicão.
Mas na prova bracarense João Pires, também aos comandos de um M3, mas de uma geração mais recente, ainda “assustou” Luís Silva, ao ser o mais lesto na 2ª subida de treinos e forçou claramente o “Canhão de Famalicão” a elevar o ritmo nas três subidas de prova.
Aí, não deu veleidades ao único adversário que ousou, a espaços, se aproximar dos seus tempos e foi paulatinamente baixando os registos, terminando com o seu melhor tempo do fim-de-semana na terceira e derradeira subida de prova, cravando no cronómetro 2:28.689 e colocando no agregado dos dois melhores tempos uma margem final que se cifrou nuns confortáveis 7,6 segundos.
No entanto, o aplauso estende-se também a João Pires que, nesta primeira presença do ano, revelou um andamento forte, coroado com um excelente 2º posto final.
Já Carlos Alberto Oliveira viveu um fim-de-semana sem qualquer problema no seu Ford Sierra Cosworth e pode assim colocar no asfalto o potencial do carro americano, assinando sempre o terceiro tempo mais rápido nas subidas oficiais, terminando num justo e recompensador 3º lugar e conquistando mais um pódio nesta época.
Saliência para a presença de 13 pilotos na Falperra integrados no Campeonato de Portugal Legends de Montanha JC Group.
Fernando Salgueiro alcança terceira vitória
da temporada nos Clássicos
A vitória na Falperra na competição reservada ao Campeonato de Portugal de Clássicos de Montanha JC Group acabou por ficar reservada aos dois Ford Escort MKII dos homens do Caramulo Racing Team.
Entre estes, Fernando Salgueiro, líder do campeonato, foi melhor, conquistando o mais uma vitória nesta temporada, cimentando assim a sua liderança no campeonato e estando claramente na rota para a renovação do título conquistado em 2021.
O seu colega de equipa Ricardo Loureiro regressou à competição depois da ausência da Arrábida e fê-lo com um bom andamento que o levaria ao 2º posto final, a 4,8 segundos de Salgueiro.
O pódio ficou completo com a presença de Luís Moutinho, muito seguro e regular ao longo de toda prova. O piloto leva assim pela segunda rampa consecutiva o seu Ford Escort MKI a um lugar de destaque.
Uma referência para Jorge Loures. Aos comandos de um Lotus Elan Coupé, o piloto logrou vencer uma das subidas de treino de sábado e repetiu o feito na subida final oficial desse dia, partindo assim para o dia decisivo na frente. No entanto, o piloto não alinharia em nenhuma das subidas de domingo, ficando assim relegado da luta e da presença na classificação final.
Armando Freitas volta na Falperra aos triunfos nos 1300
O piloto do Toyota Starlet construiu com autoridade a sua terceira vitória do ano no Campeonato de Portugal de Montanha JC Group, juntando este triunfo na Falperra aos dois que já tinha alcançado em Murça e na Penha.
No dia de sábado anda sofreu alguma oposição durante os treinos, mas foi o mais forte na única subida de prova realizada.
No domingo não deu veleidades à concorrência e foi sempre o mais forte, concluindo a prova do CAM com 3,2 segundos de vantagem no agregado dos dois melhores tempos, sobre o Mini Cooper S de João Pedro Peixoto, com este a assegurar a segunda posição após um aceso duelo com o Datsun 1200 de Arnaldo Marques.
Entre Peixoto e Marques a diferença final foi de apenas 9 décimas de segundo, com estes dois pilotos a premiarem da melhor forma esta sua aparição infelizmente esporádica nas lidas da Montanha.
Desta que para a presença de 16 pilotos na competição deste campeonato, atestando o sucesso que o mesmo está a obter neste seu primeiro ano.