Luta a três pela vitória entre Óscar Palomo, Roberto Blach e Diego Ruiloba
Neste primeiro rali em asfalto do ano e, também, o primeiro corrido em terras de Espanha, é Óscar Palomo / Javier ‘Xavi’ Moreno quem surge, provisoriamente, a liderar a classificação da copa ibérica, com uma vantagem de 10,4 segundos sobre Roberto Blach / Mauro Barreiro, as duas duplas que venceram, alternadamente, os primeiros quatro troços deste Dia 1 do rali galego da copa ibérica.
Mas há outra equipa no seu encalço, Diego Ruiloba / Andrés Blanco, com uma diferença de apenas 4,5 segundos para o segundo lugar, pelo que se mantém completamente em aberto a luta pela vitória no rali entre este trio, perspetivando-se resultados que irão, decerto, mexer nos atuais rankings de Pilotos, Navegadores e Equipas.
Os restantes sete 208 Rally 4, do total de doze que hoje alinharam no arranque do rali, estão já a uma distância considerável desse trio, grupo que tem Raúl Hernández / Rodrigo Sanjuan à cabeça, eles que foram os mais rápidos na SuperEspecial, estando à frente de Ricardo Sousa / Luis Marques, aquela que é, nesta altura a melhor dupla portuguesa.
Amanhã (sábado), os concorrentes da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA terão pela frente mais 77,54 quilómetros de troços cronometrados em asfalto, numa dupla ronda, por três Especiais: Barbadás (10,14 km), Toén (15,24 km) e, a fechar, Merca-Celanova (13,39 km), com a particularidade da primeira passagem por esta última servir de Power Stage, associando-lhe pontuação extra aos três mais rápidos a cumpri-la.
PRIMEIRO DIA MUITO COMPETITIVO NO ASFALTO DA GALIZA
Cumpridas que estão as primeiras cinco Especiais do Rallye Ourense, quarta prova da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2022, é a dupla Óscar Palomo / Javier ‘Xavi’ Moreno quem assume a liderança provisória, não sem antes se ter entregado a uma batalha ao longo dos 68,42 quilómetros cronometrados, no final da qual se impôs por 10,4 segundos a Roberto Blach / Mauro Barreiro, eles que, por sua vez, bateram os conterrâneos Diego Ruiloba / Andrés Blanco por 4,5 segundos.
Palomo venceu ambas as passagens pelos 15,08 km do troço de Amoeiro, enquanto Blach fez o mesmo na dupla visita a Irixo-Boborás (18,22 km), ficando para Raúl Hernández / Rodrigo Sanjuan o melhor crono nos 1,82 km da Super-Especial Concello de Ourense, percurso citadino repleto de uma excelente afición. Quanto a Ruiloba, a sua cadência e homogeneidade permitiu-lhe terminar o dia no lugar mais baixo de um pódio ainda muito provisório, mantendo intactas as suas pretensões de lutar pela vitória.
Em face disso, a não ser que amanhã se registem problemas com os homens da frente, Raúl Hernández poderá, nesta fase, apenas olhar para um potencial 4º lugar, tendo principalmente de se preocupar com o grupo que o persegue, nomeadamente Ricardo Sousa / Luis Marques, nesta altura a melhor dupla portuguesa, que dele dista 25,2 segundos.
O grupo de 12 PEUGEOT 208 Rally 4 inscritos na prova viu-se, hoje, reduzido em duas unidades, com as duplas Ernesto Cunha / Rui Raimundo e Luis Morais / Paulo Silva a não conseguirem alcançar o Parque Fechado, no Jardín del Posío, onde as viaturas irão permanecer até amanhã de manhã. De qualquer modo, é esperado o seu regresso ao grupo para a etapa de amanhã, integrados na regra SuperRally, ou seja, podem lutar pelas melhores posições, mas já não poderão somar pontos para a copa, nesta prova.
Sublinhe-se, também, o facto de Palomo, Blach e Ruiloba ocuparem, respetivamente, os 7º, 8º e 9º lugares à geral do rali, bem como os três primeiros lugares da categoria 2, resultados que voltam a demonstrar a competitividade da máquina desenvolvida pela PEUGEOT Sport para as múltiplas copas que se correm a nível mundial, grupo onde se inclui a copa ibérica.