Sol e temperaturas primaveris recebem Ralicross Portugal em Lousada
O RX Portugal by Transwhite regressou finalmente à catedral nacional do Ralicross para a terceira ronda da época com os pilotos a darem as primeiras mostras de argumentos.
As caravanas do ralicross e do kartcross chegaram a Lousada para a primeira visita do ano à Pista da Costilha com céu pouco nublado ou limpo e temperaturas amenas, condições excelentes para a realização da terceira jornada do RX Portugal by Transwhite que, como é tradição nesta época, viu o sábado reservado aos Treinos Livres, Treinos Cronometrados e primeira Corrida de Qualificação.
A abrir o programa estiveram os mais novos do Troféu Júnior de Kartcross que realizam este fim-de-semana em Lousada a segunda prova do ano. Um particular muito disputado, com João Dinis a levar a melhor quase ao cair do pano depois de ir à Joker na sua última volta para cruzar a linha de meta com pouco mais de seis décimos de segundo de vantagem sobre Guilherme Matos. Um pouco mais atrás neste pódio provisório ficou a espanhol Yéssica Lorenzo. Um resultado importante para Dinis que, de momento, fecha a tabela pontual do Troféu.
Ainda no que toca aos mais jovens, mas neste caso os Iniciados de Ralicross, domínio incontestado do líder do Campeonato Guilherme Nunes, que levou de vencida a primeira Qualificação com mais de quatro segundos de margem. Atrás dele, ficou Gonçalo Rocha que ainda teve de se ver com a oposição de Rafaela Barbosa, que ficou a pouco mais de 0,6s de distância.
Enquanto isso, nas 2 Rodas Motrizes, Bruno Campos foi quem ditou o ritmo este sábado e de forma absolutamente dominadora. O piloto do Peugeot 306 apresentou-se fortíssimo para triunfar com mais de 10 segundos de margem sobre os restantes rivais. Fernando Silva foi quem mais se aproximou, com Andreia Sousa a ficar em terceiro lugar e com mais meio segundo de atraso. Já o Campeão em título e atual líder da classificação ficou-se pela sexta posição depois de lograr completar apenas quatro das cinco voltas impostas.
Já entre a Nacional 1.6, Leandro Macedo revelou-se o mais forte ao levar o Citroën Saxo à vitória com 1,360s de vantagem sobre Telmo Costa, que acabou por ser um confortável segundo dados os quase seis segundos de vantagem conseguidos para Manuel Tavares. Menos bem neste arranque de competição em Lousada esteve o líder do Campeonato Ricardo Costa, que se ficou pela última posição a uns muito distantes 13,067s da frente.
Nos Super Cars José Oliveira regressou às pistas com vitória na primeira Qualificação, impondo-se por quase três segundos a Oscar Ortfeldt.
A fechar o programa estiveram ainda os pilotos do Camião Cross que voltam a acompanhar as estrelas do RX Portugal by Transwhite pela primeira vez desde a ronda de abertura da temporada em Montalegre. Um particular com vitória para Eduardo Rodrigues (MAN), que bateu Artur Fidalgo (Volvo) por 2,591s, enquanto Bruno Neto (Mercedes) foi terceiro, a 2,767s.