Uma dúzia de 208 Rally 4 na estreia em asfalto da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2022
São, desta feita, 12 as equipas inscritas na jornada de estreia em pisos de asfalto, incluindo todos os vencedores dos anteriores três ralis em terra da copa 2022 – Óscar Palomo / ‘Xavi’ Moreno (Serras de Fafe), Diego Ruiloba / Andrés Blanco (Mortágua) e Andres Marieyhara / Ariday Bonilla (Vodafone Rally de Portugal) – e que, por isso, serão os mais naturais candidatos a nova vitória, resultado que os poderá colocar mais perto do título de ‘Campeões’ desta Temporada 5 da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA.
Mas há nove outros PEUGEOT 208 Rally 4 inscritos num grupo composto por sete equipas 100% locais mais uma mista, com piloto uruguaio e navegador espanhol. Apesar de correrem em casa, terão, como habitualmente, oposição portuguesa, assente em quatro equipas.
Em termos pontuais, a vantagem é, à data, da dupla Diego Ruiloba / Andrés Blanco, com 59 pontos, apenas mais 5 pontos do que Ernesto Cunha / Rui Raimundo. Seguem-se Andrés Marieyhara / Bonilla Ariday (42 pontos), José Loureiro / Valter Cardoso (34) e Óscar Palomo / ‘Xavi’ Moreno (25), grupo que, à semelhança dos demais, visa o apetecível Grande Prémio reservado para os ‘Campeões’ de 2022, no final desta Temporada a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA.
DEPOIS DA TERRA PORTUGUESA, O ASFALTO ESPANHOL
Assumindo uma estrutura diferente da das anteriores edições, a PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2022 apostou, nesta sua Temporada 5, em iniciar a copa com uma fase de terra, toda ela corrida em Portugal, realizando, depois, uma segunda metade do ano em pisos de asfalto, com os confrontos a terem lugar do outro lado da fronteira.
Terminada a fase lusa em terra, houve três vencedores em outros tantos ralis. Não demonstrando qualquer pejo em cantar vitórias num país que não o seu, os espanhóis Óscar Palomo / ‘Xavi’ Moreno impuseram-se no Serras de Fafe, resultado que os seus conterrâneos Diego Ruiloba / Andrés Blanco alcançaram em Mortágua. Do outro lado do Atlântico veio o uruguaio Andres Marieyhara que, com o seu navegador espanhol Ariday Bonilla, criou a surpresa, impondo-se no Vodafone Rally de Portugal.
Todos estão em luta pelos títulos de 2022, de Pilotos e Navegadores, voltando a encontrar-se no Rallye de Ourense neste fim de semana, o primeiro de três ralis de asfalto espanhóis. A vantagem pontual é hoje da dupla Ruiloba / Blanco (59 pontos), frente a Ernesto Cunha / Rui Raimundo (54 pontos) – à data os melhores representantes portugueses – sendo seguidos de Marieyhara / Bonilla (42 pontos).
São 12 os PEUGEOT 208 Rally 4 inscritos no conceituado rali da região da Galiza (Espanha). Esta competitiva e fiável criação da PEUGEOT Sport para as copas internacionais é alvo de preparação pelas estruturas técnicas dos candidatos aos títulos. Neste grupo das Equipas, é a Racing Factory (80 pontos) quem lidera entre as estruturas oficialmente inscritas na copa de 2022.
É, de novo, difícil fazer prognósticos sobre os resultados finais do Rallye de Ourense, quarta prova da PEUGEOT RALLY CUP IBÉRICA 2022, na que será a estreia em pisos de asfalto desta Temporada 5. Assegurada está a habitual competitividade e luta cerrada pelos melhores tempos nos troços e, com isso, pela vitória final.