GT3 Cup: Vasco Barros vence primeira corrida em Jerez

O jovem Vasco Barros entrou com o pé direito na quarta jornada da GT3 Cup, ao triunfar, destacado, na primeira corrida do programa, este domingo, no circuito de Jerez de La Frontera, face ao estreante Manuel Alves, com Carlos Vieira, depois de cumprir uma penalização (drive trough), a chegar à última posição do pódio.

“Na primeira volta não consegui ultrapassar o Carlos Vieira, embora soubesse que ele teria que cumprir uma penalização e quando ele saiu de pista eu procurei manter o ritmo até ao fim. E assim foi, de forma tranquila. Agora, parto para a segunda corrida com a mesma vontade de vencer”, declarou o jovem piloto da Lob Motorsport, que terminou destacado na frente de Manuel Alves, autor de uma corrida notável na sua estreia no troféu ao volante do carro da Q&F. “Estou muito feliz com este segundo lugar. Claro que não tenho o ritmo do Vasco ou do Carlos com este carro e para mim o terceiro lugar já seria bom. O Carlos [Vieira] cometeu um erro quando já estava colado a mim e eu fiz uma corrida limpa. Agradeço, mais uma vez, aos meus pais e à Q&F pela oportunidade que me deram e este resultado honra a memória do meu tio [Paulo Alves], que será sempre o meu anjo da guarda”, palavras de Manuel Alves. Carlos Vieira, o terceiro classificado, fez um “pião” na chicane, quando já planeava a ultrapassagem a Alves. “Apesar de tudo, foi um bom resultado. Agora, na segunda corrida, embora vá partir da penúltima linha, creio que será mais fácil chegar aos lugares da frente. Vamos ver…”, referia Vieira.

Um dos pontos de interesse da corrida foi a recuperação de Carlos Vieira, já que lá na frente Barros e Alves rodaram sempre destacados de Jorge Areia. E Alexandro Martins rapidamente segurou o primeiro lugar da categoria AM, destacando-se de Kaetanen, enquanto André Fernandes ficou fora de “combate” logo de início, ao ver-se envolvido num acidente ainda na primeira volta. O mesmo sucedeu mais tarde a Ricardo Megre, que acabaria por não completar a corrida.

Rui Mirita triunfou na categoria GD, depois de se livrar da molhada da primeira volta, com a qual se atrasou João Parreira, na sequência do toque de um adversário, fazendo depois uma corrida de trás para a frente até ao segundo lugar. Conseguiu levar a melhor sobre Miguel Caetano, cujo objetivo era assegurar o pódio e… pontos para o campeonato.