“Armada” Kumho conquista cinco triunfos na Taça de Portugal de Ralis

13 equipas alinharam à partida da edição 2022 do Rallye Casinos do Algarve equipadas com pneus Kumho. Na prova em que se disputou a Taça de Portugal de Ralis, os pneus coreanos foram fundamentais para cinco delas chegarem ao troféu mais desejado, sendo de destacar ainda a conquista de mais três pódios.

Comecemos por destacar a fabulosa prova de Fábio Santos e Ricardo Sismeiro. A dupla leiriense que defende as cores da Prototype, realizou um rali soberbo, com um andamento “à mundial” ao longo das duas etapas, coroado com uma vitória musculada no grupo X2, garantindo ainda um Top 12 na geral e o 3º posto entre os carros com duas rodas motrizes.

Por seu lado, José Carlos Magalhães e Bia Pinto levaram de forma muito competente o Fiat Punto R3D da MNE Sport ao triunfo nas contas do Grupo X4. A dupla nortenha não fez uma boa escolha de pneus, o que terá impedido de alcançarem melhor do que o bom 17º lugar à geral.

Os pneus Kumho lograram o pleno do pódio nas lides do Grupo X7.

E aqui, honra e glória para Flipa Tintim que, navegada por Fábio Reis estreando um Peugeot 208 N3, ousou levar de vencida o duelo familiar com Vasco Tintim. Este, também aos comandos de um 208 B3 e tendo como copiloto Bruno Alambre, sentiu algumas dificuldades na transição do seu habitual Subaru Impreza para o 208, mas foi capaz de segurar o 2º posto e uma saborosa “dobradinha” para a família Tintim.

Também com um Peugeot 208 N3, Edumo e Pedro Contente conquistaram o últio lugar do pódio no grupo, depois de um rali em que enfrentaram muitos problemas elétricos no carro francês.

De Málaga veio a equipa espanhola formada por Andrés Moreno e Ruben Rojas, tripulando um Seat Ibiza Cupra. Sofreram a bom sofrer com a rutura do turbo, fazendo metade do rali nessas condições, almejando, no entanto, vencer a taça no Grupo X2.

É obra conquistar o triunfo no seu grupo, no caso o P1, num rali em que tinha o Ford Fiesta R2 em rodagem e viu a sua navegadora, Carlota Teles a necessitar de apoio médico devido a uma forte indisposição. Falámos de João Castanheira que aliou o triunfo no grupo a um posto bem dentro do Top 30, prémios para a sua perseverança e para a tenacidade da sua copiloto.

Quanto a Nuno Venâncio e Rui Serra, levaram o Mitsubishi Lancer EVO VII ao 6º posto no grupo X3, ficando o seu resultado muito prejudicado pelo furo que sofreram.

O 6º lugar, mas no Grupo X1 foi também o prémio para a prestação da dupla Diogo Machado/Carla Pita, em Citroen Saxo.

4 equipas Kumho ficaram pelo caminho.

Entre elas, Isaac Portela e Duarte Susano que, quando tinham tudo para terminar na 2ª posição do Grupo X1, apesar dos problemas técnicos que enfrentaram ao longo do rali, deram um toque a um quilómetro do fecho da Super Especial que encerrava a prova, abandonando ingloriamente o rali.

Por seu lado, a dupla formada por Nuno Carujo e Pedro Silva ficaram fora de prova logo na 4ª PEC, que abria a segunda etapa, com problemas mecânicos no Mitsubishi Lancer EVO VI, quando lideravam no grupo P3.

Quanto a Joaquim Salero e António Joaquim Pereira, a dupla do BMW 318i e à equipa formada por Miguel Gonçalves e Alexandre Lopes, a má sorte ainda foi mais madrugadora, com o Citroen Saxo da dupla a baquear ainda antes da 1ª classificativa.

Agora, atenções para o regresso do 5º Desafio Kumho Portugal. Será a 24 e 25 de novembro, no 10º Rali De Viana Do Castelo, Cidade Europeia Do Desporto 2023, prova que contará para os Desafios Kumho Asfalto e Norte.